20230215 104553

No âmbito do programa Erasmus+, os alunos da Universidade de Cabo Verde participam pela primeira vez em mobilidade na República Checa, na Universidade Palacky de Olomouc, com duração de cinco meses. 

Foram selecionados seis estudantes da Uni-CV, três do Pólo I – Praia, e três do Polo II –  São Vicente. Fredwilson Costa, Isana Ramos, Bruna Varela, Samuel Dias, Kelly Morais, Dulce Bettencourt. 

Dulce Bettencourt, aluna do curso de Estudos Ingleses, afirmou estar “muito feliz” de participar neste intercâmbio, uma vez que possibilita conhecer um novo ambiente académico, novos métodos e ferramentas de ensino, novas culturas e pessoas de diferentes lugares. 

"Tudo isso vai aumentar o meu conhecimento não só sobre a minha área de estudo, mas também sobre o mundo e sobre eu mesma", acrescentou a estudante. 

Samuel Dias, do curso de Estudos Ingleses, mostra-se orgulhoso de fazer parte deste programa que irá permitir-lhe interagir em ambientes académicos, com diferentes perspetivas. 

Acredita que durante o programa, terá a oportunidade de ampliar o seu “pensamento crítico”, capaz de analisar conteúdos académicos, usando diferentes abordagens aprendidas durante o processo. 

Kelly Morais, um dos seis selecionados, diz que participar desta mobilidade foi um grande desafio para a vida e sair da sua “zona de conforto” vai lhe permitir conhecer outra realidade e adaptar-se em um país diferente. 

Para a aluna do curso de Estudos Cabo-Verdianos, este tem sido uma experiência incrível: "conheci alunos de vários países, e tem sido uma troca de experiência muito interessante", indicou. 

Para além das boas experiências, há vários desafios enfrentados por estudantes da Uni-CV que deslocam para mobilidade nas universidades estrangeiras, desde a adaptação da língua, relação interpessoal e o clima, este último apontado pelo estudante Fredwilson Costa, como sendo “desafiador”. 

“O frio que se faz aqui é desafiador para nós que somos de um país quente como Cabo Verde, mas a hospitalidade vale muito a pena”, entretanto considerou que agora é “estudar e representar o país da melhor forma”. 

"Acredito que esta aventura será um grande aprendizado para a minha vida académica e pessoal. Tudo aqui é diferente e inspirador", afirmou Isana Ramos, estudante do curso de Estudos Ingleses. 

Já a estudante Bruna Varela, deixa uma recomendação para aqueles que querem “viver esta magnífica experiência, desde os mais tímidos aos mais extrovertidos”, declarando que, apesar de todas as adversidades ou pontos menos positivos, “todos eles são superados através do espírito Erasmus”. 

Os seis alunos selecionados estarão por cinco meses na República Checa, na Universidade de Palacky de Olomouc, tendo a possibilidade de enriquecer seus conhecimentos com novos métodos de aprendizagem, colocando em prática suas habilidades e convivendo com novas culturas. 

Neste início do ano, a Universidade de Cabo Verde selecionou para mobilidade cerca de 21 estudantes para Eslováquia, República Checa, Portugal, Canárias, Hungria e Brasil. 

O programa Erasmus+ apoia as atividades europeias das instituições de ensino superior, promovendo a mobilidade e o intercâmbio de estudantes, professores e funcionários. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account