Embaixador de PT Paulo Lourenço

embaixador isto

O Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, adiantou que a Universidade de Cabo Verde desempenha um papel crucial na relação entre Cabo Verde e Portugal na área da Educação.

Numa visita realizada às instalações da Uni-CV no dia 28 de março, Paulo Lourenço destacou a importância que a Uni-CV tem na cooperação entre Cabo Verde e Portugal a nível da Educação e Ciência, sendo estas áreas consideradas pelo Embaixador como sendo “particularmente fundamentais para o programa estratégico de cooperação 2022/26”.

“Reconhecemos o papel determinante da Universidade de Cabo Verde na promoção da Educação, Ciência e formação de quadros, e também como parceiro e interlocutor da cooperação portuguesa desenvolvida diretamente pelo Instituto Camões e por outros parceiros portugueses”, realçou o Embaixador, durante o encontro com a Equipa Reitoral no Conselho da Universidade.

O mesmo demonstrou a disponibilidade da Embaixada em apoiar a Uni-CV, em particular na área da Educação, “uma área central na cooperação entre Cabo Verde e Portugal”.

De acordo com o Reitor, esta cooperação é fundamental para a instituição, e a Universidade de Cabo Verde valoriza “enormemente” tudo aquilo que se tem feito em parceria com a Embaixada de Portugal.

É de realçar que, nos últimos tempos, a Uni-CV tem aumentado de forma considerável a cooperação com várias instituições portuguesas e não só, com assinaturas de protocolos de cooperação em diversos projetos de investigação, internacionalização e parcerias estratégicas para transformar uma instituição de ensino numa Universidade virada também para investigação.

A Universidade de Cabo Verde tem apostado fortemente na internacionalização, e a mobilidade de estudantes e professores para universidades estrangeiras é um dos pontos cruciais abordados durante o encontro.

Segundo Bruniguel Andrade, Diretor do Gabinete de Planeamento, Estudos e Cooperação, todo o ano a Uni-CV realiza mais de 100 mobilidades, justificando que isto se deve a todo o apoio dado pela Embaixada de Portugal relativamente a facilitação de vistos para os estudantes.

De 2022 até então foram efetuadas 71 mobilidades para Portugal, no âmbito dos programas Erasmus+, PROCULTURA, AULP (Associação Universitária de Língua Portuguesa) e Mestrado integrado em Medicina.

Relativamente a questão do visto, esta é apontada como um desafio, entretanto, Paulo Lourenço demonstrou a sua disponibilidade em apoiar neste processo de facilitação de visto aos estudantes cabo-verdianos que viajam em mobilidade.

Também durante o encontro foi abordado pela Pró-Reitora para para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes, os projetos científicos realizados pela Cátedra Eugénio Tavares e os resultados conseguidos, que ajudam na promoção da língua portuguesa.

E falando da língua portuguesa, Paulo Lourenço afirmou que “Portugal não é proprietário da língua portuguesa”, acrescentando que é do interesse do país fazer de tudo para a valorização e apropriação desta língua em Cabo Verde, mencionando o papel importante que a Cátedra tem tido neste sentido.

São diversas as universidades e instituições de Ensino Superior em Portugal que a Uni-CV tem parcerias de cooperação, desde mobilidades, projetos relacionados com ensino à distância, projetos de investigação científica, tecnológica e outras áreas.

No final da sua visita para conhecer as instalações da Uni-CV, Paulo Lourenço aproveitou para participar numa conversa aberta com os estudantes, abordando assuntos relacionados com a facilitação de vistos e os problemas impostos neste processo.

 

Galeria de fotografia

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account