Alunas do curso de Enfermagem da Universidade de Cabo Verde encontram-se em mobilidade na Universidade Las Palmas de Gran Canárias, no âmbito do programa Erasmus+, e avaliam como positivo esta experiência.
“Tem sido uma ótima experiência que me tem trazido ganhos a diversos níveis", afirmou Vadilene Soares, dizendo que realizar um intercâmbio em outro país, permite-lhe conhecer a prática e o “ensino da arte de cuidar” num contexto distinto e com uma cultura distinta.
"A minha maior motivação em participar da mobilidade, acima de tudo, é a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e novas competências, assim como aprimorar as minhas habilidades", disse a estudante de Enfermagem.
Foram selecionadas duas estudantes para mobilidade no âmbito do programa Erasmus+, Vadilene Soares e Iris dos Santos, ambas para a Universidade Las Palmas de Gran Canárias, num periodo de cinco meses.
Iris dos Santos, do mesmo curso, considera que a oportunidade de estudar fora do país é um ítem de extrema relevância no seu percurso académico.
"Permite-me alargar os meus conhecimentos e experiências relativamente à prática da enfermagem, numa perspetiva diferente da realidade de Cabo Verde", salientou.
Acrescentou ainda que, como enfermeira, torna-se indispensável saber lidar com as pessoas, cada uma com as suas características e vivências próprias, sublinhando que esta mobilidade lhe dará “ferramentas úteis para aperfeiçoar este ponto".
A Universidade de Cabo Verde tem apostado fortemente na internacionalização, e a mobilidade de estudantes, professores e funcionários para universidades de diferentes países, é um dos aspetos em destaque.
Os alunos selecionados irão interagir e adaptar com culturas diferentes, novas técnicas de ensino, experiências, e colocando em prática as habilidades conquistadas durante o percurso académico.