IMG 8813

Image

Quatro alunos da Universidade de Cabo Verde participam do programa Erasmus na Eslováquia durante um semestre. É a primeira vez que a Uni-CV envia estudantes para mobilidade neste país.  

Fábio Fortes, Anneidy Centeio, Benício Ramos e Luís Fernandes, são os quatro estudantes da Universidade de Cabo Verde, selecionados para a mobilidade em Eslováquia. 

“É um lugar diferente e é a primeira vez que estão enviando alunos de Cabo Verde para a Eslováquia, por isso não sei o que vou encontrar, pode ser maravilhoso ou totalmente oposto”, disse Anneidy Centeio, aluna do 3.º ano do curso de Filosofia Política e Relações Internacionais.

Anneidy, inscreveu-se para mobilidade porque quando estudava em Portugal, via alunos de outros países em mobilidade, e quando regressou para Cabo Verde, começou a estudar na Uni-CV e viu que existia a possibilidade de participar no Erasmus em outros países da União Europeia. 

“Vi a oportunidade de ir conhecer outra cultura, ter outras experiências, praticar o inglês, além disso, as disciplinas que vão lecionar não têm no nosso curso, então é uma mais-valia para mim”, citou a estudante. 

Fábio Fortes, estudante do 2.º ano de Relações Internacionais e Diplomacia, diz que o que levou a inscrever para a modalidade Erasmus, foi uma oportunidade que surgiu, e “vai ser bastante enriquecedor para o curriculum”, e indo para Eslováquia irá buscar experiência e trazer para os seus colegas e contribuir para o ensino na sua universidade. 

“O meu primeiro plano é estudar muito, porque indo lá estamos representando a Uni-CV, o que é uma grande responsabilidade”, adiantou Fábio Fortes, demonstrando um pouco de “medo”.

“Sim, pois a realidade é diferente do que estou acostumado, saí da minha ilha e vim estudar aqui na Cidade da Praia, nunca imaginei que algum dia iria para Eslováquia, mas espero corresponder as expetativas”, acrescentou o estudante santantonense.

 Luís Fernandes, um dos quatro selecionados, preferiu ir para Eslováquia, sendo este um país diferente do que muitos estudantes escolhem, e mostrou-se aberto em adaptar-se a uma nova cultura e “enfrentar a barreira linguística que vai ser uma boa experiência de sobrevivência”, porém, com algum receio.

“Estou com um pouco de receio e ansiedade, porque em Eslováquia a língua inglesa está entre o recinto escolar e é uma língua que não tem uma ligação com a língua portuguesa, se fosse nos países como Espanha ou Portugal seria mais fácil de entender”, disse Luís, do 4.º ano do curso de Relações Internacionais e Diplomacia.

“Foi uma grande oportunidade que apareceu e agarramos, e essa experiência fora do país é um ganho pessoal e para a universidade. Trazer novas ideias, é mais-valia para o nosso curso e enriquecer o curriculum” destacou Benício Monteiro, aluno do 2.º ano do curso de Relações Internacionais e Diplomacia. 

Os quatro estudantes selecionados, vão passar durante um semestre na Pan-European University, na Eslováquia. Uma oportunidade de desenvolverem as suas habilidades, conhecerem um novo estilo de educação e novas culturas.

A mobilidade oferece a possibilidade de efetuar um período de estudos, com pleno reconhecimento acadêmico, com a duração mínima de 5 meses num estabelecimento de ensino superior.

O programa Erasmus apoia as atividades europeias das instituições de ensino superior, promovendo a mobilidade e o intercambio de estudantes, professores e funcionários.

IMG 8807  IMG 8828  IMG 8835  IMG 8824

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account