Quatro docentes da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde participam em mobilidade na Universidade Palacký em Olomouc, na República Checa, no âmbito do programa Erasmus+.
Zita Vieira e Ermelinda Tavares - ambas do Grupo Disciplinar de Estudos Ingleses, Rosa Martins do Grupo Disciplinar de Estudos Franceses e Hulda Costa do Grupo Disciplinar de Estudos Portugueses e Língua Cabo-Verdiana foram as selecionadas.
Participar da mobilidade em Universidade Palacký Olomouc serviu para “experimentar novos ambientes de ensino-aprendizagem. Foi uma oportunidade não só para estabelecermos contatos profissionais, mas também para criarmos amizades”, afirmam as docentes.
A mobilidade teve como objetivo promover a interação entre os professores das referidas Universidades para a troca de experiência a nível científico, pedagógico e cultural, promovendo a cooperação entre os grupos disciplinares da Universidade de Cabo Verde e da Universidade Palacký em Olomouc e divulgar os cursos da Universidade de Cabo Verde.
“Esperamos ter contribuído para a aproximação dos professores e coordenadores de línguas das Universidades em questão, através da troca de experiências, conhecimentos, competências e metodologias de trabalho”, consideram as docentes.
“A mobilidade contribuiu para a emergência de uma nova cooperação e intercâmbios, a nível do ensino, da formação e da investigação, especialmente em línguas”, acrescentaram.
As docentes esperam que mais portas se abram para que a Universidade de Cabo Verde também possa receber estudantes, professores e investigadores da Universidade Palacký e de outras Universidades da República Checa.
Durante a estadia, as docentes tiveram a oportunidade de partilhar a cultura cabo-verdiana, lecionar algumas Unidades Curriculares dos cursos da Uni-CV e de proferir palestras em workshops no departamento de Línguas Românicas da Universidade Palacký em Olomouc.
O programa teve a duração de 8 dias para as professoras de Inglês e 12 dias para as de Português e Francês.