projeto_impar.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), representada pela equipa do Centro de Investigação em Género e Família (CIGEF), que integra o projeto IMPAR – “Promover o empreendedorismo social das mulheres nos países lusófonos da África Subsariana”, marcou a presença no Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal, de 4 a 7 de junho, para a reunião inaugural e o workshop colaborativo do projeto IMPAR. Este projeto visa promover o empreendedorismo social feminino nos países lusófonos da África Subsariana, incluindo Cabo Verde, Angola e Moçambique, com o objetivo de fortalecer o ecossistema para a economia social e empoderar jovens mulheres a criar e gerir empresas sociais eco-inclusivos.

Coordenada por Clementina Furtado e integrada pelos docentes António Baptista, Carmelita Silva e Celeste Fortes, a equipa da Uni-CV teve seu primeiro encontro presencial com os parceiros de projeto. Este evento foi uma oportunidade para conhecer os membros das universidades parceiras, trocar experiências e conhecimentos sobre empoderamento social feminino, considerando os contextos socio antropológicos específicos de cada país.

Durante o encontro, foram estabelecidas as bases para a elaboração dos conteúdos dos Cursos de Formação em Empreendedorismo Social IMPAR, que serão implementados nos três países africanos em colaboração com o Instituto Politécnico de Coimbra, a Universidade de Almería e o centro de formação e investigação INCOMA, ambos na Espanha.

A reunião também incluiu visitas de campo, com destaque para a Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra (INOPOL), onde se promove uma cultura de inovação e empreendedorismo. INOPOL é notável pelo seu papel na promoção da transferência de conhecimento e na facilitação da criação e crescimento de start-ups e spinoffs, além de gerir estratégias para a empregabilidade dos diplomados, com incubadoras físicas e virtuais.

O projeto IMPAR, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia no âmbito da medida “Reforço de Capacidades no Ensino Superior”, prevê ainda mais encontros presenciais, com o próximo agendado para abril de 2025 na Universidade Técnica de Angola, em Luanda. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account