IMG 20231023 WA0039

Em outubro, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu a visita da Professora Doutora Itahisa Pérez Pérez, da Faculdade de Educação da Universidade de La Laguna (ULL), diretora do projeto de Cooperação para o Desenvolvimento denominado “Participação, sustentabilidade humana, género e emoções: linhas estratégicas para a transformação social e o desenvolvimento humano”. A professora esteve acompanhada por Eliecer Marrero Correa, colaborador profissional externo da ULL e membro da equipa de trabalho do referido projeto de cooperação.

O objetivo fundamental do projeto é contribuir para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das pessoas, através do protagonismo dos jovens, formando-os como agentes de mudança. Com eles construiremos um retrato dos problemas comunitários destes sujeitos para identificar possíveis situações de risco, desenvolver diretrizes de intervenção específicas, facilitar estratégias participativas para promover a sustentabilidade humana, identificar ações para promover a igualdade e o género, e promover a educação emocional para fortalecer esse vínculo entre seres humanos e natureza.

De 19 a 23 de outubro realizaram-se duas sessões de formação com estudantes universitários da Uni-CV, técnicos de entidades sociais e ONG, membros de instituições públicas e privadas e grupos em risco de exclusão social. Esta formação centrou-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enfatizando a sustentabilidade humana, recuperando o fator humano e centrando-se no compromisso das pessoas para criar uma mudança de consciência, e na educação emocional como mecanismo para potenciar o desenvolvimento das competências emocionais como elemento essencial do desenvolvimento. desenvolvimento Humano.

Paralelamente à formação, a equipa de investigação realizou diversas visitas a instituições e reuniões com o Centro Comunitário da Bela Vista, o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), a Pró-Reitora de Política Estudantil, Ação Social e Extensão, Doutora Fátima Fernandes, entre outras reuniões informais com agentes sociais.

A partir destas reuniões foi definida a análise de necessidades com as entidades participantes e começaram a ser desenhadas futuras linhas de intervenção.

Numa segunda fase, durante o mês de novembro deste ano, serão realizados outros cursos de formação na Universidade de La Laguna, no âmbito da semana da Faculdade de Educação, dirigidos a estudantes universitários.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account