Uni-CV-debate-Parentalidade-Responsável-e-Masculinidades-Positivas.jpg

O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF), da Universidade de Cabo Verde, realizou em São Vicente, no dia 14 de Junho, o Seminário Parentalidade Responsável e Masculinidades Positivas, uma das atividades que constam do Plano de atividades para o ano 2022 e que é financiada pela UNFPA.

Tratou-se de um seminário que também será realizado em Santiago no dia 29 de Junho, e que pretende recolher subsídios para o desenho de um projeto de pesquisa-intervenção nos domínios do direito da família, da justiça e sobre os desafios da apropriação sociocultural das leis da família, em Cabo Verde.

Tendo como objetivo a criação de espaços de diálogos com diferentes intervenientes, a sessão em São Vicente foi organizada em três momentos. O primeiro momento com a sessão de abertura foi feita por Clementina Furtado (Diretora do CIGEF) e a apresentação das linhas orientadoras do projeto foi feita por Celeste Fortes (Investigadora do CIGEF). 

O segundo momento iniciou com as comunicações de Vanda Évora (Advogada) que fez uma leitura histórica das leis da família em Cabo Verde; de Helder Maurício (Juiz de Família, Menores e do Trabalho) que traçou o Perfil de quem demanda pela regulação do exercício do poder parental e pensão alimentícia e de Ronise Évora (Advogada) que dissertou sobre os desafios do acesso à justiça e apropriação das leis da família em Cabo Verde. 

O terceiro momento orientado por Carmelita Silva (Investigadora do CIGEF) consistiu no lançamento do roteiro de questões para o debate. 

No geral as comunicações e intervenções das instituições convidadas permitiram notar, por um lado, que existem desencontros entre as leis de família, e a apropriação social e cultural das mesmas, sobretudo por parte das mulheres e, por outro lado, que o projeto de pesquisa-intervenção é extremamente importante para ajudar a responder aos vários desafios enfrentados nos domínios do direito, da justiça e das relações de género, famílias e infância.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account