resis.JPG resistanc.JPG

 A Universidade de Cabo Verde através da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes e o Polo da Cátedra UNESCO de História e Património, organizaram o VII Simpósio intitulado "Resistências Culturais nos impérios ibéricos, 1500-1850", que reuniu especialistas e investigadores debateram as diferentes formas de resistência protagonizadas por grupos sociais segregados e subalternos.

O objetivo do VII Simpósio é analisar as diversas formas de resistência cultural relativamente à ordem estabelecida nos impérios ibéricos entre 1500 e 1850. Foram abordados temas como representações, práticas de resistência dos colonizados, resistências culturais nas instituições agrárias, cultura material e resistência no quotidiano, práticas religiosas como resistência cultural, rituais, festas e sociabilidades, e língua e resistência.

Presidindo a sessão de abertura do simpósio, a Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, destacou a importância da sua realização, dizendo que "esses encontros são ricos de ideias e de propósitos que poderão dar muitos frutos e revitalizar o ensino da História nas Instituições de Ensino Superior.”

Durante o evento, a Coordenadora Internacional do projeto RESISTANCE, Mafalda Soares, expressou o seu agradecimento aos professores e pesquisadores presentes no simpósio e a todos os envolvidos no projeto, que segundo a Coordenadora, “está a chegar ao fim.”

O líder do projeto RESISTANCE na Uni-CV, o Professor Lourenço Gomes, aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto e destacar o trabalho realizado ao longo do ano, demonstrando o seu progresso.

O Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, mencionou que a questão das resistências culturais faz parte da realidade cabo-verdiana e que seria pertinente realizar jornadas e conferências para refletir sobre as resistências do século XXI.

O evento ocorre de seis a oito de maio no campus da Uni-V, com a participação de mais de 40 investigadores, entre conferencistas e moderadores, com a maioria apresentando presencialmente e alguns por meio de apresentações à distância.

Este simpósio representa uma oportunidade para reconhecer contextos que revelam como ocorre a transformação das estruturas socioeconómicas na vida humana em diferentes espaços e momentos históricos, o que torna o conhecimento em História e áreas afins de grande importância.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account