Foto 3 Receção na reitoria Pro REitora de Investigação e Formação AvançadaFoto 2 Receção na reitoria Pro REitora de Investigação e Formação AvançadaFoto 3 Receção na reitoria Pro REitora de Investigação e Formação Avançada

No quadro das atividades do Projeto RESISTANCE, encontram-se em missão na Universidade de Cabo Verde os Professores/investigadores da Universidade de Santiago de Compostela, Camilo Fernandez Cortizo e Domingo Gonzalez Lopo.

Os docentes além de investigações no IANCV, vão participar, como conferencistas, no Simpósio VII/RESISTANCE, a ter lugar nos dias 6, 7 e 8 de Junho, no Campus do Palmarejo Grande - Cidade da Praia.

No respetivo simpósio vão ser apresentados dois temas pelos dois investigadores. “Las misiones populares en Galicia (siglos XVI-XVIII); Dª Cuaresma contra D. Carnaval” e “Control eclesiástico y resistencia campesina en Galicia a través de las sinodales y las visitas pastorales (1541-1842)”.  

Ainda durante a sua estadia, os docentes visitantes vão efetuar uma deslocação a uma Escola Secundária para divulgarem o Projeto RESISTANCE, junto de públicos não universitários e, ao mesmo tempo, vão partilhar a história do Caminho de Santiago.

Estão agendadas, também, visitas aos sítios de memória das resistências na ilha de Santiago.

Camilo Jesus Fernandez Cortizo, Diretor da Cátedra UNESCO nº 226 sobre Migrações, e Domingo Luís Gonzalez Lopo são ambos da categoria de Professor Titular da USC. Os dois investigadores estão ligados à área História Moderna e são membros do Grupo de investigação: HISTÓRIA MODERNA (USC)- Faculdade de Geografia e História. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account