domingos-andrade.jpg

O docente e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde, Domingos Andrade, participou no XII congresso da SOPCOM, sob o lema “Comunicação & Disrupção: desafios culturais, societais e tecnológicos”, realizado entre os dias 11 e 13 de abril, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

O investigador proferiu uma comunicação intitulada “O envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, através de estratégias de narrativas na Universidade de Cabo Verde”. Domingos Andrade avança que este projeto é muito importante porque usa a tecnologia como forma de aprendizagem e desenvolvimento, aumentando o nível de concentração na sala de aula. 

Segundo o investigador, o objetivo é desenvolver tecnologias de interação através de estratégias narrativas, para, em momentos da aula, conseguir trazer os alunos, que provavelmente poderão desengajar por algum motivo, através das tecnologias.

“A participação neste congresso traz ganhos para a Universidade, visto que a SOPCOM é uma associação científica que tem desenvolvido várias investigações, principalmente em Ciências da Comunicação. Neste sentido, esta troca de experiência é de grande utilidade para a Uni-CV, que tem trabalho para desenvolver as áreas do saber através da tecnologia”, apontou o investigador.

De acordo com Andrade, este trabalho pretende obter indicadores de envolvimento e analisar se as tecnologias de interação, suportadas em elementos narrativos, podem contribuir para um maior envolvimento dos estudantes. Sendo que o mesmo projeto pretende analisar também, a relevância da interação por tecnologias narrativas, no envolvimento dos alunos no ensino superior.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account