docentes_artigos_e.jpg


No âmbito das atividades da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP), a docente e investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde, Elisabeth Andrade, participou na primeira edição do Seminário “Jovens Investigadores”, com uma comunicação intitulada “O Moodle como uma plataforma de apoio à aprendizagem da programação a distância: uma experiência realizada em contexto universitário cabo-verdiano na pandemia da Covid-19”.

O encontro realizado no dia 22 de fevereiro, em formato ‘online’, teve como objetivo a divulgação e partilha dos projetos de investigação no domínio da educação digital, à distância e em rede, a reflexão e o debate sobre a inovação pedagógica na educação ‘online’. 

No decorrer da sua comunicação, a investigadora da Uni-CV avançou que "a educação à distância procurou responder a solicitações de aprendizagens impossíveis de serem asseguradas pelo ensino presencial como o que aconteceu com a situação do isolamento e distanciamento impostos pela pandemia da Covid-19. Nesse contexto, Elisabeth Andrade afirma que se recorreu ao ensino à distância para dar continuidade às aulas práticas de programação com estudantes do curso de Engenharia Eletrotécnica da Universidade Pública de Cabo Verde, ano letivo de 2019/2020.

“No decorrer dessa experiência foram exploradas diversas ferramentas do Moodle como fóruns de discussão, aulas virtuais no BigBlueButton bem como a programação num laboratório virtual, virtual programming lab, incorporado na referida plataforma e que os estudantes utilizaram pela primeira vez”, frisou a docente da Uni-CV.

Os resultados obtidos permitiram verificar que os estudantes apesar de terem apontado algumas dificuldades com as aulas à distância fizeram uma apreciação positiva dessa experiência e foi possível continuar as aulas mesmo sem a presença física do professor. Portanto, as ferramentas utilizadas representaram uma mais-valia em relação ao processo de aprendizagem da programação dos estudantes em causa, sobretudo no que se refere à sua responsabilidade, autonomia, interação entre outras valências.

A sessão contou ainda com os seguintes oradores: Zongo Armando, da Universidade Agostinho Neto, Angola;  Lisiane Cézar de Oliveira, do Instituto Federal de Ensino Tecnológico (IFRS), Brasil;  Sérgio Paulo Cossa, do Instituto Nacional de Educação a Distância da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique; Marta Torres, da Universidade Nova, Portugal, tendo a moderação da Eliane Schlemmer, da UNISINOS, Brasil.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account