Resul. proa

lançamento E ciência Dominik

Enquadrada no projeto PROA, a Universidade de Cabo Verde procedeu no dia 23 de março o lançamento da Plataforma E-Ciênciaque visa aumentar a visibilidade da produção científica em Cabo Verde e na Uni-CV. 

Fomentar a educação científica e a investigação, contribuir para a sustentabilidade ambiental e soluções baseadas na natureza, são algumas das importâncias da plataforma E-Ciência para a Uni-CV, apontadas pela Pró-Reitora para Formação e Investigação Avançada, Dominika Swolkien. 

Relativamente aos benefícios que esta plataforma traz para os investigadores, Dominika Swolkien adiantou que a E-Ciência “vai disponibilizar livremente a produção científica na internet, com o aumento da visibilidade da publicação dos investigadores, facilitar a busca de artigos, possibilitando assim o impacto das publicações científicas e preservação do ambiente digital.” 

“A plataforma oferece um endereço eletrónico, confiável e único da publicação, para o seu acesso permanente”, garantiu a Pró-Reitora, em entrevista. 

Além de aumentar a visibilidade da produção científica em Cabo Verde e na Uni-CV, a plataforma vai contribuir para consciencializar os estudantes e investigadores nacionais relativamente à importância da visibilidade de produção científica. 

No seu discurso de abertura da jornada de apresentação dos resultados dos projetos Pró-Ambiente (PROA) e Lançamento da Plataforma E-Ciência, o Secretário de Estado para Economia Agrária, Miguel da Moura disse que o programa PROA "veio dar mais visibilidade aos resultados da investigação nos diversos domínios da economia verde e azul, graças à criação da plataforma E- Ciência”.

O lançamento da plataforma foi feito juntamente com a apresentação dos resultados dos projetos Pró-Ambiente, sendo componente 1 do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada de Curta Duração na Área do Ambiente, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account