editado

A Faculdade de Ciência e Técnologia (FCT) da Uni-CV realizou hoje no campus do Palmarejo Grande um seminário sobre a "Deteção de Intrusões em Arquiteturas de Microserviços", ministrado por Nuno Antunes, professor auxiliar na Faculdade de Ciências na Universidade de Coimbra.

O seminário tinha como objetivo discursar e expor os trabalhos que permitem identificar as intrusões e garantir que o software continue operacional após ser atacado.

Segundo Nuno Antunes, a maior preocupação do momento é garantir que a plataforma desempenhe o seu papel, assegure a privacidade e segurança dos clientes e evite a instabilidade.

O orador ressalvou algumas das conclusões do estudo que mostram que é necessário juntar as várias tecnologias para lidar com um grande número de serviços, fazer mais testes de vulnerabilidade e melhorar as tecnologias dos microserviços.

Os microserviços é uma arquitetura em que um único aplicativo é composto por serviços menores independentes, que permitem a continuidade de um serviço quando o outro é corrompido. Grandes empresas como Netflix e Spotify usam os microserviços.

A plataforma AIDA (Adaptativa, Inteligente e Distribuída) abordada pelo orador durante a sua intervenção, é uma solução que permite a identificação dos riscos, além de fazer a coleta de dados, monitoriza os eventos, e atua na prevenção de novos ataques.

 

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account