IMG 050111111111111 

A diretora do Mestrado em Estatística Médica ressalvou a importância das evidências e da sinceridade dos investigadores nos estudos que envolvem a saúde para evitar o viés de publicação, no seminário “Fontes de viés de publicação sobre medidas e efeitos e a sua significância” no campus do Palmarejo Grande.

Segundo a diretora, o viés de publicação foi definido por Dickersin e Min como uma falha nos resultados de um estudo, ou também como um erro sistemático que leva a um resultado ao invés de outro. Como uma das razões para o viés de publicação foram apontados os erros na coleta de informações e a falta de evidências.

“Pede-se a ciência que partilhe os resultados” afirmou Vera Afreixo, adiantando que todos os investigadores devem ser honestos sobre todo o processo de pesquisa, até das pequenas as grandes mudanças, para não induzir as pessoas em erro.

Segundo a oradora, existem pesquisas que apresentam resultados falsos ou que são controlados por parte dos estudiosos para obter determinados resultados, o que não é uma prática ética e acaba por influenciar na tomada de decisões.

Para melhorar o cenário, a responsável propõe a revisão sistemática, sendo que é um desenho de estudo que cria uma hipótese e busca descobertas de outros autores para analisar. E depois agregar os resultados desses estudos sobre o tema e sintetizar as conclusões, reste processo é denominado Meta análise.

Vera Afreixo é professora auxiliar na Universidade de Aveiro e participante do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática.

O seminário contou com a participação dos estudantes de estatística, e das pós-graduações.

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account