capa

O Centro Internacional de Pesquisas do Atlântico visitou, no dia 12 de outubro, a Universidade de Cabo Verde para falar do projeto CAVIC, que tem como missão acabar com as desigualdades na era digital, potencializar a economia azul e verde para construir territórios mais saudáveis e sustentáveis.

O projeto CAVIC enquadra-se no âmbito da iniciativa “K4P Alliances – Knowledge for People, The Planet and Prosperity through Partnerships” e propõe igualmente alinhar as atividades dos seus mais diversos parceiros e dar mais eficiência às iniciativas, ações e projetos.

Um dos primeiros passos do projeto será criar e instalar um Centro de Inovação para o crescimento verde e azul (CAVIC), uma rede de conexão entre a Europa e o continente africano e criar oportunidade de investimentos.

O CAVIC conta com o apoio do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) no reforço do hub digital do país e no aumento da conetividade entre os países.

O reitor da Universidade de Cabo Verde manifestou a sua alegria pela instituição ser um dos parceiros do projeto, segundo José Arlindo Barreto a Uni-CV deseja qualificar os cidadãos cabo-verdianos, e uma das formas de fazer isso é garantir a internacionalização dos estudantes.

Para além do beneficio da mobilidade, o reitor sublinhou que a universidade deseja mudar a visão que se tem da agricultura, destacando igualmente o desejo de ver esta profissão com uma maior procura no país.

Durante o encontro foram destacados a importância da adoção da economia azul, verde e digital para auxiliar no desenvolvimento dos países da África Subsariana.

O Air Centre é uma estrutura colaborativa internacional criada para enfrentar os desafios globais e as prioridades locais no Oceano Atlântico. É também um dos responsáveis por promover uma abordagem integradora do espaço, clima, oceano e energia no Atlântico, apoiada por inovações tecnológicas emergentes e avanços em ciência de dados, e por meio da cooperação Sul-Norte e Norte-Sul.O evento contou com a participação dos representantes do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário, Instituto do Mar e Instituto Politécnico de Bragança. 

 

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account