A Universidade de Cabo Verde deseja promover políticas de paz no seio da comunidade estudantil, por este motivo foi manifestada o interesse de usar o cubo da paz nas salas de aula neste novo ano letivo, esta é uma ideia apresentada pelo Coordenador Geral da Living Peace International, Carlos Palma.
O cubo da paz consiste num pequeno instrumento que tem registado nele os princípios e valores, ajudando os usuários do mesmo a lembrar da importância de salvaguardar a paz. Cada lado contém uma frase e vem acompanhado com um livrete para explicar como viver os princípios no dia-a-dia.
Esta iniciativa já está a ser feita em mais de mil escolas e universidades, além de organizações, associações internacionais e cadeias. O que dá ao projeto uma abrangência não só nacional, bem como internacional podendo levar ao envio de poemas, músicas e outras formas de arte de estudantes espalhados ao redor do mundo.
Ainda em outubro serão empossados 5 pessoas da Uni-CV como embaixadores da paz em Cabo Verde que serão os primeiros encarregados de promover as atividades da paz e de criar novas ideias acerca disso.
A pró-Reitora para extensão universitária afirmou que a iniciativa vai desenhar coisas novas, e por este motivo mostrou o seu total apoio, adiantando que ia implementar este projeto nas suas aulas com vista a incentivar a união entre os estudantes.
Fátima Fernandes sublinhou que além de ter o cubo, é necessário lutar para viver o que está nele escrito, e com isso fazer prevalecer os valores estabelecidos para a boa convivência na universidade.
Embaixador da paz em 2012, Carlos Palma também trabalhou no projeto “Living Peace International” presente em 1000 escolas, 113 países para 250 mil crianças, adolescentes e jovens. Em 2016 foi nomeado presidente do Fórum Mundial da Paz Juvenil, porém atualmente é coordenador da "Living Peace International".
Informações da Living Peace International