IPVC.jpg

A Reitora cessante da Universidade de Cabo Verde, Professora Judite Medina do Nascimento, recebeu na tarde da terça-feira (25) a visita da comitiva do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Portugal. A reunião ocorreu na sala de reuniões do edifício 2, do Campus de Palmarejo Grande e teve a presença do Presidente do IPVC, Professor Carlos Manuel da Silva Rodrigues. No encontro, foram discutidas as possibilidades de consolidar parcerias bilaterais entre as duas instituições, nas áreas do ensino, da investigação e da extensão universitária.

Fundada em 1980, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo tem buscado estabelecer contatos com instituições cabo-verdianas. Atualmente integra seis Unidades Orgânicas orientadas para projetos de ensino – as Escolas Superiores – e três Unidades Funcionais – Serviços de Ação Social (SAS), Biblioteca e Unidade de Gestão de Projetos (UGP). Com a Universidade de Cabo Verde tem desenvolvido uma parceria, sobretudo com a Faculdade de Educação e Desporto, na capacitação do pessoal docente a nível avançado. Uma das cláusulas do protocolo era o desconto no pagamento das propinas aos docentes da Uni-CV, conforme avança o Presidente do IPVC.

Ele também propôs que ambas as instituições do ensino superior público trabalhassem, juntos, na revisão do protocolo em áreas de interesse comum. "A nossa proposta é estreitar as relações que já existem”, afirma.  

Para que os nossos docentes não ficassem com a situação pendente, a Reitora cessante deixou uma recomendação ao Reitor eleito, José Arlindo Barreto, para a assinatura do protocolo, logo após a tomada de posse. 

Durante o encontro, os representantes apresentaram as suas respetivas instituições de modo a identificar novas áreas de cooperação. Foi comentada, também, a importância da cooperação entre as instituições a fim de trabalhar em projetos conjuntos, tais como international credit mobility e Capacity Building.

Esteve presente na reunião entre as duas instituições o Reitor eleito, que se mostrou aberto a renovar a parceria com IPVC, sublinhando que juntos vão relançar este protocolo. Afirmou que os estudantes estão no centro das atenções, conforme está no programa de ação.

O Campus de Palmarejo Grande tem capacidade para receber cerca de 5 mil estudantes por período, por isso, José Arlindo Barreto afirma que “precisamos mobilizar mais estudantes através de intercâmbio e de formações”. O Reitor eleito acrescentou ainda que a mobilização de todos é muito importante; por isso, fará um trabalho com o apoio de todos. 

Também participaram na reunião a Vice-Presidente do IPVC, Ana Paula, o técnico para a área de internacionalização, Hugo Delgado, e o Assessor para Relações Internacionais, Cooperação e Mobilidade, Bruniguel Andrade.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account