IPSatarim_UNICV.jpgA Universidade de Cabo Verde recebeu a delegação do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), Portugal, nesta terça-feira, dia 30 de março, na sala de reuniões do Edifício 2, Campus do Palmarejo Grande. O encontro serviu para identificar novas áreas de cooperação entre as duas instituições do ensino superior.

A Uni-CV e o IPSantarém têm um protocolo assinado desde 2014. Após a apresentação das instituições de ensino superior com vista a alargar a rede científica de investigação e de partilha dos elementos das instituições, os dirigentes discursaram sobre as possíveis áreas de cooperação, entre as quais a tecnologia, a educação à distância e a mobilidade internacional.  Entre outros pontos abordados na reunião, destacou-se a possibilidade de cooperação com a Escola Superior Agrária de IPSantarém. A Escola conta com um corpo docente altamente qualificado e é uma das mais antigas e prestigiadas instituições de ensíno agrícola em Portugal.

No encontro falou-se da importância que a "área de agrárias" tem para Cabo Verde, não apenas a componente de Ciências Agrárias, mas também a componente de sustentabilidade, da economia circular.  

Da Parte da Uni-CV, o encontro contou com a presença do Reitor, da Vice-Reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, Sandra Freire, da Pró-Reitora para as áreas de Investigação e Formação Avançada, Dominika Swolkien, da Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes, do Pró-Reitor para as áreas de Tecnologia, Inovação e Dados, Arlindo Veiga, do Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Jorge Tavares, da Presidente cessante da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais, Isaurinda Baptista, e do Assessor cessante para Relações Internacionais, Cooperação e Mobilidade, Bruniguel Andrade. Do lado do IPSantarém, esteve presente o Pró-presidente para a Área da Internacionalização e Cooperação, João Samartinho, a Subdiretora da Escola Superior Agrária, Margarida Oliveira, e a Coordenadora do Departamento de Tecnologias Educativas do Instituto Politécnico de Santarém, Cristina Novo.

O IPSantarém é uma instituição de ensino superior politécnico público, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account