No âmbito da comemoração dos 40 anos do ensino superior público em Cabo Verde, Cândida Gonçalves, investigadora e professora aposentada, ressaltou a importância das línguas estrangeiras na formação superior em Cabo Verde, durante uma conferência intitulada “O ensino das línguas estrangeiras para formação superior em Cabo Verde: o caso da língua inglesa ”, realizado na terça-feira, 29 de outubro, no auditório da Escola de Negócios e Governança da Uni-CV, Campus de Palmarejo.
Gonçalves enfatizou a importância da língua inglesa não apenas para Cabo Verde, mas também para o nível internacional, sem sentido em idiomas estrangeiros, criando uma ferramenta fundamental para as relações internacionais a todos os níveis - diplomático, político, intercambio comercial e nas relações humanas.
“O conhecimento das línguas estrangeiras facilita o entendimento entre os povos, porque consegue entender a língua do outro e obter outro entendimento, pode atingir o seu coração. A língua é um facilitador da comunicação e uma ferramenta para o entendimento das diferenças culturais e o estabelecimento da tolerância entre os povos ”.
{os-gal-114}
Nesta conferência contextualizada no mundo atual globalizado, mostrou sua visão histórica do desenvolvimento do ensino superior em Cabo Verde e como as línguas estrangeiras também evoluem passo a passo com o ensino superior.
A investigadora criou o Centro de Estudos Ingleses em 1988 e vem formando professores de inglês, que evoluíram profissionalmente com treinamento para outros países e que receberam sua contribuição não apenas no ensino, mas também em outras áreas. “Hoje já estamos contribuindo para o desenvolvimento do ensino superior em Cabo Verde”, afirmou.