A Universidade de Cabo Verde homenageou personalidades ligadas à área do ensino e dos serviços administrativos, entre os quais antigos docentes e funcionários, e atribuiu diploma de mérito a dois ex-estudantes no âmbito da comemoração dos 40 anos do Ensino Superior em Cabo Verde, que aconteceu no dia 20 de dezembro, na Escola de Negócios e Governação.

IMG_8440Uni-CV homenageia Personalidades do Ensino Superior em Cabo Verde.jpg

Alberto da Mota Gomes e Arnaldo França foram os docentes homenageados em Santiago, cujo tributo à gestão das instituições de ensino superior, à ciência e ao pensamento científico, à prática pedagógica nos domínios de sua especialidade são incontestáveis e incontornáveis. Também foram homenageadas as funcionárias Maria Carlota Pinto, a primeira chefe da Secretaria da Escola de Formação de Professores para o Ensino Secundário e Valéria Carvalho, primeira funcionária que abriu a porta da sala onde funcionou a primeira aula de ensino pós-secundário em Cabo Verde. 

A Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, afirmou que com a cerimónia de homenagem, a Universidade de Cabo Verde recordava, mais uma vez, o passado e relembrava as pessoas que em condições muito adversas contribuíram para construir as bases para o desenvolvimento dos três pilares da missão da universidade definindo a sua essência. “Assim, não poderíamos deixar de relembrar quem teve a visão, quem concebeu, defendeu politicamente o projeto de ensino superior e decidiu a sua implementação”. 

Depois de receber a homenagem, Alberto Mota Gomes estava imensamente feliz pelo trabalho realizado em prol deste país, como justificação da presença de Cabo-verdianos que desenvolvem trabalhos dignos.

{os-gal-142}

Helena França agradeceu a Universidade de Cabo Verde e recordou outras homenagens ao seu pai que foi um homem feliz. 

{os-gal-144}

Maria Carlota Pinto relembrou as condições de trabalho que existiam quando se começou a coordenar os Serviços Académicos e Administrativos, posteriormente o curso de Formação de Professores do Ensino Secundário. “Sem retórica, relembrando simplesmente, digo-vos que apenas com apoio de uma servente dedicada, a Valéria Carvalho, trabalhamos sem telefone, sem casa de banho e sem muito mais. Houve muitos sacrifícios, e tinha de haver, pois, nós que optamos por ficar e viver no nosso país independente, sabíamos o que esperávamos, mas o espírito de ver desenvolver a nossa terra era tão grande e a área da educação era fundamental”.

{os-gal-143}

Por motivos de força maior, Valéria Carvalho não pôde participar na cerimónia que a homenageou, mas enviou uma mensagem que foi transmitida pela filha Marise Carvalho: “Fui a primeira funcionária que abri a primeira sala inaugural, não tenho palavras para agradecer a uma imagem que gostaria muito de estar presente no ato, um grande abraço, principalmente a Magnífica Reitora da Uni-CV, a Vice-Reitora e todos os homenageados”.  

{os-gal-146}

No mesmo dia, foi entregue diploma de mérito a Gil Moreira, que ainda no ISE e em diversos eventos, brindou voluntariamente com o seu talento artístico e continuou a apostar na sua carreira artística. Igualmente, Carlos Manuel Tavares Lopes, conhecido por Romeu di Lurdis, que para além de voluntariamente embelezar e animar diversos eventos com o seu talento, criou o primeiro espaço exclusivamente dos estudantes na Uni-CV e que hoje tem uma agenda e uma vida próprias, o Terrero di Amizadi. 

“Estou muito feliz porque a Universidade de Cabo Verde não se esqueceu de mim”, disse Gil Moreira. 

{os-gal-145}

Depois de receber o reconhecimento, Romeu di Lurdis disse que a sua passagem pela Universidade de Cabo Verde foi, sem dúvida nenhuma, uma aprendizagem muito forte. “Guardo comigo grandes recordações; é uma pena que não tive oportunidade de conhecer as figuras homenageadas, mas sei que tudo o que encontrei foi fruto do que elas fizeram, por isso, tentei valorizar o máximo e passar aos que me sucederam. Agradeço muito pela homenagem, pelo reconhecimento e pelas palavras. Um grande abraço a todos e quero dizer que a Universidade de Cabo Verde está em mim e Cabo Verde também está em mim”, concluiu. 

Uni-CV homenageia Personalidades do Ensino Superior em Cabo Verde

 

Uni-CV celebra 40 anos do Ensino Superior Público em Cabo Verde

 40_anos_do_ESCV.jpeg

A Universidade de Cabo Verde celebrou no passado dia 14 de novembro de 2019, no Pólo do Mindelo, os 40 anos do Ensino Superior Público em Cabo Verde. Desde o mês de junho de 2019 e com término marcado para dezembro do mesmo ano, a Uni-CV vem desenvolvendo um conjunto de atividades variadas que mostram a evolução do ensino superior público em Cabo Verde, desde o lançamento de livros, conferências, edição de documentários, concurso literário, até atividades mais lúdicas como torneios.

A atividade realizada no dia 14 de novembro com o tema Jornadas do Ensino Superior Público em Cabo Verde teve como convidados especiais a Magnífica Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, a primeira professora contratada em Cabo Verde para ensino de 5º nível, Dores Morais, Paulino Fortes, segundo Reitor da Uni-CV, Vice-Reitor para Integração e Inovação Tecnológica da Uni-CV, António Varela e demais dirigentes locais.

A Reitora da Uni-CV deu as boas-vindas a todos os presentes e apontou que a Uni-CV é uma instituição que tem como metas a excelência e o suporte à sustentabilidade. Para cumprir essas metas, é necessário o apoio de todos na comunidade académica, mas também da cooperação de parceiros nacionais e internacionais, bem como apostar no reforço dos três pilares da Universidade, o ensino, a investigação e a extensão universitária. Neste sentido, a Uni-CV continua investindo na capacitação dos seus quadros, em projetos de investigação, na educação à distância, na mobilidade e cooperação inter-universitária, no desenvolvimento tecnológico e na inovação, na ação social e cultura universitária. Judite Medina do Nascimento encerrou a cerimónia de abertura desejando a todos um evento profícuo.

Após a sessão de boas-vindas, iniciou-se a atividade que contou com dois painéis. Moderado por Dorisa Évora, o primeiro painel, com o subtema "O ensino superior público em Cabo Verde: das origens a atualidade", começou com Dores Morais, onde esta pôde apresentar em primeira mão como se deu o início do ensino superior público em Cabo Verde, com seus desafios e conquistas. De seguida, Eurides Costa (Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar), Alcides Ramos (Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes) e Albertino Martins (Faculdade de Educação e Desporto) tiveram a oportunidade de contar as histórias e evolução de suas faculdades até chegar no que são hoje. Moderado por Maria Estrela, o segundo painel, com o subtema "O ensino superior público em Cabo Verde: perspetivas futuras, teve como oradores a Magnífica Reitora da Uni-CV, o Vice-Reitor e o Paulino Fortes, que procuraram mostrar quais os desafios futuros do ensino superior público em Cabo Verde, realçando os pilares fundamentais considerando as caraterísticas e os desafios do século XXI.

O evento foi encerrado com um coffee break, ficando a promessa das outras atividades a serem realizadas até o final deste ano.

40_anos___ESCV.jpg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account