IMG_7785Uni-CV assina memorando de entendimento com Izertis Espanha .JPG

A Universidade de Cabo Verde e a Izertis Espanha assinaram um memorando de entendimento no dia 5 de dezembro, na sala de reuniões da Reitoria, com o objetivo de explorar as oportunidades para criar um programa de parceria na área das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC), de modo a promover a rápida adoção das tecnologias. 

Antes do ato de assinatura, a Vice-Reitora da Uni-CV, Astrigilda Silveira, afirmou que este acordo veio em boa hora, que a Universidade de Cabo Verde está a preparar o ecossistema para a investigação e inovação. 

“Estamos a trabalhar na questão de centros de referências para as tecnologias. Neste momento, temos um sistema de informação integrado no sistema global da informação; estamos a trabalhar também no centro de empreendedorismo e prestação de serviços. Queremos fazer uma forte aposta na inovação e investigação, portanto, pensamos que este acordo veio em boa hora”.  

O memorando assinado pela Vice-Reitora da Uni-CV, Astrigilda Silveira, e pelo Presidente do Conselho de Administração da Izertis S.A., Pablo Martín Rodriguez, vai compreender projetos de desenvolvimento de ações nos seguintes domínios: fortalecimento da investigação e inovação através de uma colaboração para explorar o desenvolvimento de centros de excelência focados na criação de soluções em áreas específicas, tais como inovação, infraestrutura, sistemas, desenvolvimentos, aplicações e transformação digital, e que crie oportunidades de aprendizagem que deem resposta às necessidades do mercado, em colaboração com a Universidade; contribuição para a partilha de conhecimentos através da partilha de conhecimentos e experiências, bem como da participação no diálogo sobre a política nacional para as TIC.

{os-gal-133}

O Presidente do Conselho de Administração da Izertis disse que é um orgulho colaborar com a Universidade de Cabo Verde no desenvolvimento de ações muito benéficas para as ambas instituições. “Consideramos muito benéfica a relação empresa-universidade e que ambas têm de colaborar para desenvolver objetivos com êxito”. 

“A universidade é uma instituição importante da sociedade em qualquer país do mundo que cumpre fins social e laboral de formar e dotar empresas de talentos e recursos adequados”, acrescentou.

Por fim, Pablo Martín Rodriguez espera que esta seja uma relação frutífera, muito positiva e que juntos possam criar oportunidade de emprego, empreendimento e desenvolvimento económico a partir de Cabo Verde para o resto do mundo.

Nos objetivos da cooperação entre as duas entidades estão previstos: suporte ao desenvolvimento de competências TIC através de: (i) iniciativas académicas que forneçam conhecimentos e conteúdos de referência mundial, (ii) criação de centros de excelência para facultar o acesso a tecnologias de referência mundial e (iii) acesso a programas de empreendedorismo que desenvolvam competências empresariais e formações que o mercado precise; Suporte à formação e certificação TIC  através de: (i) formação e certificação de finalistas do ensino superior, (ii) melhoria do currículo das TIC para fornecer aos licenciados competências diversificadas e relevantes para o setor e o complemento do programa nacional para as TIC através de workshops sobre temas relevantes no âmbito das temáticas da Inovação e da Tecnologia. 

Astrigilda Silveira afirma ainda que, a Uni-CV estando associada a uma empresa como Izertis, é uma satisfação enorme, uma oportunidade para reforçar as competências internas e implementar o centro de referência de excelência em tecnologia.

“Neste momento, estamos a constituir uma equipa de desenvolvimento, temos como desafio a nossa incubadora na Uni-CV para fomentar o empreendedorismo e, com isso, a Uni-CV vai estar em condições de atender as necessidades do mercado,” 

A Universidade de Cabo Verde, na sua política de internacionalização, tem vindo a assinar protocolos com diversas instituições estrangeiras nas diferentes áreas de atuação da Uni-CV. Izertis Espanha passa a ser 17ª instituição espanhola a colaborar com a Universidade de Cabo Verde. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account