Regiao-autonamo-de-principe.jpeg

No dia 25 de maio, a Universidade de Cabo Verde e o Governo Regional do Príncipe assinaram um protocolo de intenções que define as bases da cooperação a desenvolver com a Região Autónoma de Príncipe. 

A cerimónia de assinatura teve lugar na sala de reuniões da Reitoria e contou com a presença da Reitora Judite Medina do Nascimento e do Presidente do Governo Regional de Príncipe, Filipe Dias do Nascimento, para além de dirigentes da Universidade e autoridades consulares, dentre eles, o Embaixador de São Tomé e Príncipe em Cabo Verde, Dr Carlos Alberto Gomes e da Dra Nádia Marçal, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde. A acompanhar a Reitora, estiveram na sala o Pró-reitor Mário Lima, o Assessor Jurídico Gilson Pinto e a Diretora de Gabinete, Dra Carmen Paris. Os restantes membros da Equipa Reitoral, as Comissões Executivas e os Diretores de Serviço assistiram e participaram da cerimónia a distância, em cumprimento das Recomendações do Plano de Contingência em vigor na Uni-CV. 

Antes da assinatura protocolo de intenções, o Presidente do Governo Regional de Príncipe, Dr Filipe do Nascimento, destacou o percurso feito pela Universidade até agora, declarou estar muito orgulhoso como todos os cabo-verdianos. “Com orgulho por ver uma instituição a construir bloco sobre bloco a tornar-se numa instituição que já não é só de referência nacional, mas também internacional, que tem suscitado interesse de pessoas para frequentar o ensino superior, não só de Cabo Verde, mas também de vários países e continentes diferentes”. Por isso, estamos cá hoje com interesse em sermos parceiros da Universidade: “não podemos ficar de fora desta leva de um caminho de muito sucesso, mas queremos estar junto daqueles que fazem boas coisas, para aprender, partilhar um pouco da nossa experiência, mas sobretudo criar oportunidades para todos os que representamos”.

As partes acordam em promover uma parceria ativa e a manter um diálogo de interesse recíproco, visando a implementação de ações para a atribuição de vagas, pela Uni-CV, aos estudantes da Região Autónoma do Príncipe, em programas de Cursos Profissionalizantes, Licenciaturas, Mestrados ou Doutoramentos. O Governo Regional de Príncipe compromete-se em atribuir de bolsas de estudo a estudantes que tenham concluído, com sucesso, o ensino secundário de 12 anos de escolaridade, de acordo com a legislação em vigor.

Com o objetivo de estudar ideias de projetos e parcerias, a Reitora apresentou a instituição, com destaque dado aos pilares do ensino, da investigação e da extensão universitária. No decorrer da sua intervenção, Judite Medina do Nascimento, mostrou-se disponível em facilitar e corresponder a todas as expetativas do Presidente do Governo Regional de Príncipe. “A nossa intenção com a Região Autónoma de Príncipe é desenhar um projeto macro que permita a Universidade ministrar formações em diversas áreas e modalidades, que melhor se adaptem a cada área específica. Para além do ensino, a Universidade também poderá colaborar na investigação, inovação e extensão”.

Filipe Dias do Nascimento espera explorar as oportunidades de bolsas de estudo, vagas na Universidade e capitalizar as oportunidades que se oferecem, na medida em que a Uni-CV vem apostando nas tecnologias para o ensino a distância. “Estamos abertos para receber ofertas formativas a distância. Espero que a Uni-CV faça chegar o ensino a distância a Região Autónoma de Príncipe. Neste momento não temos nenhum polo de ensino universitário, mas no futuro queremos institucionalizar o ensino superior na Região Autónoma do Príncipe, por isso contamos com a Uni-CV neste processo”. 

O protocolo, que tem a validade de cinco anos, prevê a possibilidade do desenvolvimento da investigação que contribua para o estabelecimento de boas práticas na promoção do desenvolvimento da Região Autónoma do Príncipe e de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account