A Universidade de Cabo Verde recebeu no dia 31 de março a visita do Presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVCV) e do Diretor de Operações de Mercado, que demonstraram interesse em estreitar relações entre as duas instituições.
A visita se enquadra no âmbito da plataforma Blue-X, liderada pelo PCA da Bolsa de Valores, Miguel Monteiro, que pretende criar a Academia Blue-X. Esta iniciativa visa a criação de pequenos cursos de curta duração relacionados à questão da sustentabilidade, que possam fomentar o mercado.
Miguel Monteiro sugeriu que a universidade criasse um jogo de bolsa para a academia, considerando que a instituição possui todas as habilidades necessárias em termos de informática, engenharia, gestão e estatística para desenvolver uma ferramenta que possa incentivar os jovens a aprender mais sobre o mercado de ações.
Por sua vez, o Reitor Arlindo Barreto enfatizou a importância da economia sustentável, destacando a necessidade de percorrer o caminho necessário para alcançar a sustentabilidade. Além disso, acrescentou que, com o trabalho que é realizado na BVCV, certamente poderão, em conjunto, procurar maneiras de transmitir essa visão aos jovens.
Conforme afirmado pelo PCA, a BVCV pretende recrutar estudantes para estágios, e mencionou que estão abertos a parcerias para receber alunos da Uni-CV para estágios curriculares.
Durante a reunião, o Presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde, bem como o Reitor, Arlindo Barreto, reiteraram o interesse em estreitar as relações entre ambas as instituições, as quais deverão ser formalizadas mediante a um protocolo a ser assinado brevemente.