O docente da Universidade de Cabo Verde, Arlindo Vieira, proferiu a conferência inaugural do I Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, sob o lema “Ensino e Formação docente na contemporaneidade: (in)certezas, desafios e lutas”, no dia 29 de janeiro no Campus das Auroras, em Redenção/CE. O congresso reuniu 835 participantes e mais de 400 trabalhos apresentados.
“Formação e Ensino docente – Para uma Epistemologia da Práxis: Influencias e Desafios” foi o tema da conferência inaugural apresentada pelo docente da Uni-CV. Na conferência, propõe refletir criticamente a formação docente numa perspetiva histórica, abordando algumas influências que os setores políticos e econômicos tiveram na conceção do currículo de formação docente, preferencialmente a partir da segunda metade do século passado, articulando com as propostas reformistas com enfoque na práxis da formação docente.
O professor argumentou que as forças políticas e econômicas sempre pressionaram o currículo da formação de professores, dai, tornando-se urgente refletirmos sobre a necessidade dessa emancipação, propondo, também, pistas epistemológicas da práxis como seu eixo articulador.
Arlindo Vieira é Doutor em Ciências de Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, obtido pela Universidade do Minho em 2014, e docente da Universidade de Cabo Verde na Faculdade de Educação e Desporto.