20220922 1736451

Três professoras e investigadoras da Universidade de Cabo Verde participaram da 14ª edição do congresso Mundos de Mulheres (MM) que aconteceu na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que fica localizada na cidade de Maputo, Moçambique durante os dias 20 e 23 de setembro de 2022, na qualidade de coordenadoras do Centro de Investigação em Gênero e Família (CIGEF).

Durante o congresso as três docentes coordenaram algumas oficinas, nomeadamente as docentes Eufémia Rocha e Clementina Furtado apresentaram em conjunto “Género, Mobilidades e Fronteiras Contemporâneas em Contextos Africanos”, a professora Carmelita silva apresentou “Violência de (baseada em) gênero no Mundo: balanço de pesquisas, políticas, públicas e ativismos” e a docente Eufémia Rocha coordenou uma outra oficina de nome “Resistências espirituais das mulheres negras em África e diáspora”.

Igualmente as docentes participaram de encontros para explorar futuras parcerias, tendo conversado com os professores de São Tomé e Príncipe, da Universidade Licungo de Moçambique e com o Grupo de Mulheres, Paz e Segurança de Moçambique (RMPSM).

A equipa do CIGEF  e da RMPSM debateram a  ideia de criar uma plataforma que permita a troca de conhecimentos dentro dos países do PALOP e de ajudar na criação da escola mulheres paz e segurança que é uma proposta dessa organização de mulheres.

Para dar início as atividades propostas foi criada um grupo de WhatsApp composto por ativistas de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, tendo sido programado para este ano uma reflexão sobre a paz e segurança que terá lugar em Nova York em 2023.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account