IMG 0883
 

A cerimónia de abertura do seminário “Pesquisa-Ação Participação em Saúde” (PAPS), começou no dia 30 de novembro e sucederá durante 3 dias, e, neste Workshop, estarão a ser debatidos sobre as formas de levar os resultados da pesquisa até a comunidade para potenciar a sua transformação.

Este workshop está enquadrado nos planos de tornar a Uni-CV numa universidade promotora da saúde e alcançar uma transformação positiva na vida das pessoas.

"Como medimos o êxito da ciência?" Foi a primeira pergunta lançada pela pró-reitora para Investigação e Formação Avançada, Dominika Swolkien que afirmou que o sucesso da ciência é visto “quando consegue mudar a vida das pessoas”, chegando a lugares distantes.

Sublinhou ainda a importância dos programas de extensão nas universidades e a necessidade de aumentar o financiamento para tirar as pesquisas das universidades e levá-las até a sociedade. A pró-reitora ainda avançou que 2023 será um ano voltado para extensão e que a universidade deseja investir na saúde por ser uma área primordial.

Sustentou igualmente que a educação para a saúde começa desde a infância e que a família e as escolas desempenham um papel preponderante para esta transmissão de conhecimentos, e principalmente o último que é o responsável por nivelar as diferenças sociais e impulsionar a igualdade.

A formadora e professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Irma Brito, enfatizou que o desafio do PAPS é trazer as pessoas para o centro das pesquisas e mostrar que estas investigações são benéficas para a saúde.

Irma Brito é também autora do modelo PEER-IES, que consiste em mobilizar toda a comunidade académica de uma universidade para promover a saúde  e juntar as mentes para proporcionar experiências reiais de aprendizagem aos envolvidos. Este modelo chama a comunidade académica para um trabalho conjunto num grupo semente que representa a academia e trabalha em rede.

Avançou que no próximo ano vai ser apresentada uma candidatura para uma pós-Graduação em Pesquisa-Ação em Saúde, e solicitaram a colaboração da Uni-CV para tornar realidade esta formação.

A pesquisa ação participativa é uma abordagem de pesquisa que põe foco na participação dos interessados e cidadãos em que todos os aspetos da pesquisa, desde as questões de pesquisa até as soluções de execução.

O seminário foi organizado pelo Gabinete de Saúde da Uni-CV, GOPE e CIGEF, no âmbito da Implementação do Modelo Peer-Education Engagement & Evaluation Research.

 

Galeria de fotografia

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account