A Universidade de Cabo Verde e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) assinaram um protocolo de cooperação, na segunda-feira, dia 17 de fevereiro, na sala de reuniões da Reitoria, para o estabelecimento de uma colaboração em matéria de formação, promoção e divulgação de matérias político-eleitorais e de participação ativa em processos eleitorais a ocorrer no país.
O protocolo foi rubricado pela Presidente da CNE, Maria Gonçalves, e pela Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento.
Antes da assinatura do protocolo, a Presidente da CNE sublinhou que a realização da democracia formal, através de eleições, é um desafio que exige um esforço colaborativo de todas as instituições da República, mas que a realização da democracia material é ainda um desafio maior. Por isso, a Presidente entende que as universidades têm um papel determinante nestes processos.
“Para além do espaço de construção de conhecimento, é um espaço privilegiado para construção da consciência, consciência política, sobretudo, dos cidadãos, dos jovens universitários e acima de tudo para construção de uma consciência cívica voltada para participação no seu sentido lato”, acrescenta a Presidente do CNE.
Nos termos do acordo assinado, as duas instituições comprometem-se a cooperar na formação de docentes, não-docentes e discentes em matéria eleitoral, em condições vantajosas para ambas, em todas as Unidades Orgânicas da Uni-CV. A Uni-CV e a CNE passam a colaborar no fomento da produção, divulgação e publicação de documentos científicos com relevância em matéria eleitoral de Cabo Verde.
Por sua vez, a Reitora da Uni-CV manifestou interesse em desenvolver todo o pacote de informações transversais respeitantes à cidadania, à participação, ao civismo, à democratização política, mas também à democratização a nível de todas instituições, nomeadamente a nível da Universidade de Cabo Verde.
O protocolo tem por finalidade contribuir para formação cívica eleitoral dos formandos de todas as Unidades Orgânicas que integram a Uni-CV, bem como dos cidadãos em geral, fomentando uma educação que contribua para promover a consciencialização e a participação dos mesmos na vida política e eleitoral.
{os-gal-159}