5S2A6917_7629f.JPG

A Universidade de Cabo Verde(Uni-CV), através do seu Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF), lançou oficialmente no dia 25 de junho, nas suas instalações, a formação do Projeto ÍMPAR – Inovar para Empreender, para Empoderar. Esta iniciativa ambiciosa visa capacitar jovens mulheres no domínio do empreendedorismo social nos países africanos de língua oficial portuguesa.

O CIGEF tem a honra de coordenar na Uni-CV as atividades do projeto, promovido no âmbito do programa Erasmus+ – ERASMUS-EDU-2023-CBHE-STRAND-2 da União Europeia. Esta ação internacional tem como objetivo impulsionar o ecossistema da economia social e capacitar jovens mulheres para que possam criar, gerir e expandir empresas sociais eco-inclusivas em Cabo Verde, Angola e Moçambique.

Fruto de uma colaboração entre instituições académicas de Portugal, Espanha, Angola, Moçambique e Cabo Verde, o projeto promove a transferência de conhecimento e o reforço do papel das universidades como centros de empreendedorismo social ecoinclusivo. Através da aplicação de um quadro de competências técnico e científico, procura-se dotar as participantes de ferramentas para criar e gerir negócios com impacto social, inclusão e sustentabilidade ambiental, enfrentando desafios persistentes como a desigualdade de género, o desemprego juvenil e a exclusão social.

Durante a sessão de abertura, a Diretora do CIGEF deu as boas-vindas aos presentes, sublinhando a importância da iniciativa para a capacitação das jovens raparigas e, por consequência, para o bem-estar das suas famílias. Enalteceu, ainda, a integração do centro num projeto pautado pela aprendizagem colaborativa e pelo empenho coletivo em prol da transformação social.

A coordenadora do projeto ÍMPAR, Dra. Dina Soeiro, destacou o ambiente de partilha e cooperação entre os parceiros e agradeceu o acolhimento caloroso por parte da Uni-CV. Recordou o percurso do projeto, iniciado em Coimbra com o desenvolvimento do quadro de competências baseado em dados recolhidos junto das futuras beneficiárias, e realçou que a iniciativa entra agora numa nova fase de capacitação das equipas locais que irão apoiar o processo de incubação e aceleração das ideias empreendedoras. Terminou com palavras de emoção e incentivo, desejando que o projeto permita às participantes “criar asas para voar” e concretizar os seus sonhos.

O Reitor da Universidade de Cabo Verde, Professor Doutor José Arlindo Barreto, declarou formalmente aberta a sessão de formação, destacando o projeto como um marco no fortalecimento do empreendedorismo social feminino nos PALOP. Sublinhou que empoderar é criar condições para a participação ativa e a liderança das mulheres, reiterando o papel das universidades na resposta aos grandes desafios sociais. Concluiu incentivando as formandas e formandos a abraçarem esta jornada com coragem, criatividade e espírito de missão.

O projeto ÍMPAR, ao colocar a inovação e o empreendedorismo social ao serviço da igualdade e do desenvolvimento sustentável, posiciona-se como um verdadeiro catalisador de mudança, promovendo não apenas formação, mas também transformação estrutural nas comunidades africanas onde atua.

No contexto desta missão, o CIGEF promove as Sessões de Capacitação em Incubação e Aceleração de Empresas Sociais, que decorrem entre os dias 25 e 27 de junho de 2025, na Mediateca da Uni-CV, Sala António Correia e Silva, dando assim a continuidade às atividades que começaram em junho de 2024 em Coimbra (IPC) e tiveram o segundo encontro presencial em Lunda (UTANGA), em abril de 2025. Estas sessões reúnem formandas, formadores e especialistas, num momento de aprendizagem prática e estratégica orientado para a criação de soluções empreendedoras com impacto duradouro nas comunidades.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account