A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) esteve representada, pela professora investigadora Clementina Furtado, no encontro virtual de lançamento do projeto "SEIMLab - Laboratório de Inovação para Melhorar a Mobilidade Laboral e a Inclusão Socioeconómica de Migrantes", realizado no dia 12 de maio de 2025. Este projeto tem como principal objetivo criar um modelo inovador de migração inteligente e eficiente, com vista a melhorar a mobilidade dos trabalhadores e promover a inclusão socioeconómica dos migrantes, maximizando a sua contribuição tanto nos países de origem como nos países de destino, nomeadamente nas Ilhas Canárias.
O SEIMLab é um projeto de cooperação internacional que envolve um consórcio de 16 instituições, das quais 8 são das Ilhas Canárias e 8 de países africanos, incluindo Cabo Verde, Costa do Marfim, Senegal e Gana. Para além da Uni-CV, as entidades cabo-verdianas envolvidas são a Alta Autoridade para a Imigração e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.
Financiado no âmbito do Programa INTERREG MAC 2021-2027 (1/MAC/4/7.2/0080), o SEIMLab tem uma duração de 36 meses e visa desenvolver soluções inovadoras que fortaleçam as políticas de migração, promovendo o desenvolvimento económico e social tanto para os migrantes como para as suas comunidades. A primeira reunião presencial do projeto está agendada para a última semana de outubro de 2025 e terá lugar na Universidade de Las Palmas de Gran Canária.
O projeto reflete a crescente colaboração entre as Ilhas Canárias e os países africanos, com um foco particular no desenvolvimento sustentável, na inclusão social e na promoção de boas práticas em termos de mobilidade laboral.