A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu ontem, 7 de agosto, o Diretor-Geral do Instituto Diplomático de Cabo Verde (IDCV), Embaixador António Nascimento, na sala de reuniões do Edifício 2, do Campus do Palmarejo Grande.
O encontro surge na sequência do Decreto-Regulamentar n.º 15/2023, publicado no Boletim Oficial de 27 de julho, que oficializou a criação do IDCV no âmbito do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (MNECIR). Este novo instituto público tem como missão principal a formação dos servidores das relações externas de Cabo Verde, incluindo diplomatas de carreira, quadros técnicos superiores e demais funcionários administrativos do MNECIR, de outros departamentos do Estado, bem como do setor privado em vias de internacionalização. O objetivo é dotar estes profissionais de ferramentas educacionais que lhes permitam servir melhor o interesse nacional.
Durante a reunião, o Embaixador António Nascimento destacou a importância do IDCV como centro de estudos e pesquisa, bem como de projeção e análise das questões relevantes para a política externa de Cabo Verde. Sublinhou a necessidade de um "acasalamento" entre o empirismo da condução da agenda diplomática e o pensamento estruturado da academia, promovendo uma partilha de conhecimentos mutuamente vantajosa.
"O IDCV visa estabelecer contactos e desenvolver parcerias com o ambiente académico, incluindo universidades e instituições públicas nacionais e estrangeiras, bem como com institutos e academias diplomáticas de outros países," referiu o Embaixador António Nascimento. Este sublinhou ainda que a formação, a criação de um centro de estudos e análises internacionais, e a biblioteca/mediateca são pilares fundamentais do IDCV.
O Diretor-Geral do IDCV também mencionou a importância de incluir a Uni-CV na formação linguística dos servidores de política externa, destacando a necessidade de ensinar línguas estratégicas como inglês, francês, mandarim, entre outras. António Nascimento sugeriu a possibilidade de renovar e atualizar o protocolo existente entre a Uni-CV e o MNECIR, considerando a capacidade da universidade em oferecer formação de alta qualidade nestas áreas.
O Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, destacou a importância da colaboração entre a universidade e o IDCV. "A Universidade de Cabo Verde está empenhada em ter uma presença maior no serviço público e na ligação com instituições e o governo. Queremos que a produção de conhecimento dentro da universidade tenha impacto prático na vida das pessoas e das instituições," afirmou.
O encontro culminou na manifestação de interesse mútuo em desenvolver um Memorando de Entendimento ou Protocolo de Cooperação, que permita formalizar e expandir a parceria entre a Uni-CV e o IDCV, fortalecendo as capacidades de formação e pesquisa em diplomacia e relações internacionais em Cabo Verde.