Palestra AO

Na passada sexta-feira, 29 de junho, a Faculdade de Educação e Desporto (FaED) do polo II foi palco de uma palestra sobre “O Acordo Ortográfico de 1990”, ministrada pelo Professor Doutor Henrique Barroso da Universidade do Minho, via Zoom.

Durante a sua explanação sobre o tema, o docente apresentou as mudanças no acordo ortográfico, bem como os objetivos desta mudança, as novas regras ortográficas e a sua aplicação.

De acordo com o Doutor Henrique Barroso, o acordo ortográfico tem por objetivo simplificar e sistematizar vários aspetos da ortografia e elimina algumas exceções ortográficas, garantindo uma maior harmonização da escrita.

“Contudo, o novo acordo ortográfico não consegue atingir a unificação ortográfica absoluta: há diferenças intransponíveis dos dois lados do atlântico, e que o tempo foi acentuando”, apontou. 

O Acordo Ortográfico é o diploma que regula  e pretende unificar a ortografia da Língua Portuguesa. O documento foi assinado em Lisboa no dia 16 de dezembro de 1990, pela Academia das Ciências de Lisboa, Academia Brasileira de Letras, delegações de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe e, posteriormente, por Timor-Leste, tendo ainda contado coma a adesão da delegação de observadores da Galiza.

Henrique Barroso é professor auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade do Minho, investigador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM). É Doutor em ciência da linguagem com pesquisa na área de linguística portuguesa. Além disso, tem desenvolvido investigações nas seguintes áreas da linguística: semântica do aspeto, fonética e fonologia, léxico e morfologia, variação linguística e português língua estrangeira/língua não materna.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account