A Universidade de Cabo Verde inaugurou no dia 12 de abril o primeiro Centro de Empregabilidade Francófono (CEF), uma parceria entre a Uni-CV e países francófonos, financiado pela Agência Universitária da Francofonia (AUF), como forma de contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo e empregabilidade jovem em Cabo Verde.
A Uni-CV possui agora um novo Centro de Empregabilidade em Cabo Verde, o primeiro entre os países lusófonos. Segundo o Reitor Arlindo Barreto, o Centro irá contribuir para aquisição de habilidades práticas relevantes para o mercado de trabalho e o empreendedorismo jovem, tanto dos estudantes de Língua francesa quanto de outras áreas, como forma de incentivá-los a trabalharem a língua, que é “fundamental para o avanço do projeto”.
O Centro de Empregabilidade foi inaugurado durante a 2.ª edição da Conferência Inter-regional Pan-africana da AUF: África Científica e Plurilingue, organizada pela Agência Universitária da Francofonia (AUF) em parceria com o Ministério da Educação de Cabo Verde e a Universidade de Cabo Verde, este ano com o tema “Empregabilidade e o empreendedorismo dos estudantes e aprendentes”.
A Universidade de Cabo Verde é a primeira universidade lusófona a receber um Centro de Empregabilidade e Empreendedorismo Francófono, que não se destina apenas aos estudantes da Uni-CV, como todos outros, com objetivo de ultrapassar o problema da empregabilidade em Cabo Verde, oferecendo formações e oportunidades de trabalho, referiu Arlindo Barreto.
Para Eurídice Monteiro, Secretária de Estado para o Ensino Superior em Cabo Verde, o CEF vai ajudar os profissionais cabo-verdianos a reforçarem as suas competências linguísticas, procurarem oportunidades e “circularem pelo mundo”, para terem acesso a mercados globais e transnacionais.
O projeto é realizado em conjunto pela Agência Universitária da Francofonia e pela Universidade de Cabo Verde, e a sua criação é importante para destacar o compromisso da Uni-CV em preparar os estudantes para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, especialmente num ambiente desafiador quanto o atual.