IMG_1280.jpg337730486_879726779778954_3720841711273161139_n.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realizou nos dias 23 e 27, a apresentação do concurso de ideias de negócio do projeto EMPREATUR nas comunidades de Ribeira Grande de Santiago e Santa Cruz, para promover o concurso, influenciar e sensibilizar as práticas empreendedoras no âmbito do turismo sustentável.

Promovido pela Uni-CV em colaboração com a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago e Câmara Municipal de Santa Cruz, as apresentações do concurso nas comunidades debruçaram na relevância da participação de jovens e na divulgação de ideias que podem resultar em projetos e consequentemente em fonte de renda local.

Segundo Sílvia Spencer, coordenadora do projeto, a essência do projeto é reforçar o ecossistema empresarial do setor turístico na ilha de Santiago, por isso, uma das várias atividades a serem realizadas pelo EMPREATUR é o concurso de ideia de negócios para estimular o empreendedorismo na ilha de Santiago. 

“Trabalhamos no setor de turismo só na área do turismo de massa, porque não vir aqui na comunidade em que os mesmos realizam os seus projetos e que estes serão implementados aqui”, afirmou Silvia Spencer, acrescentado que isto é a essência do turismo sustentável.  

Por outro lado, a coordenadora salientou ainda que uma ideia de negócios colocada em prática é operacional para uma comunidade, pois reflete no desenvolvimento da própria região.  

Na Ribeira Grande de Santiago, esteve presente a Vereadora dos Recursos Humanos da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Silvia Furtado, que realçou a importância do concurso como uma oportunidade que deve ser aproveitada e incentivou a participação do maior número de pessoas.

Em Santa Cruz, o presidente da Câmara Municipal desta localidade, Carlos Silva congratulou a iniciativa e declarou que Santa Cruz tem o potencial a nível turístico e que isso pode ser uma oportunidade para os jovens criarem os seus próprios negócios, resultando em aumento de oportunidade de emprego.

O projeto “EMPREATUR” é um projeto da Uni-CV em parceria com a Universidade de Vigo, que visa no fortalecimento do ecossistema de empreendimentos no setor turístico, com o propósito de contribuir para a promoção do turismo, para impulsionar o crescimento económico sustentável da ilha de Santiago, tendo como parceira principal a Universidade de Vigo e financiada pela Cooperação Espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). O Projeto conta, ainda, com outros parceiros, nomeadamente a Associação do Turismo de Santiago, o Ministério do Turismo e Transportes e o Instituto do Turismo de Cabo Verde, e também conta com a colaboração (Assistência Técnica) do Instituto para el Crecimiento Sostenible de la Empresa (ICSEM).

Os interessados no concurso deverão submeter a sua candidatura até 05 de abril, através do preenchimento do formulário de inscrição. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account