Imagem1

Uma equipa de pesquisa composta por cientistas do Instituto Vulcanológico das Canárias (INVOLCAN), Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis (ITER), Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e da Universidade de Cabo Verde (UniCV) estão materializando uma campanha científica de geoquímica, geofísica e petrológica na ilha de Fogo (Cabo Verde) de 9 e 18 de dezembro de 2022.

Um dos objetivos desta missão científica em Cabo Verde, liderada pelo INVOLCAN consiste na instalação de novos equipamentos de monitorização vulcânica nas ilhas do Fogo e Santiago para avaliar os atuais níveis de emissão Dióxido de Carbono (CO2), Sulfureto de Hidrogénio (H2S), Hélio (He) e Hidrogénio (H2) para a atmosfera pela cratera do vulcão Pico do Fogo.

Para o efeito, serão realizadas medidas in-situ de fluxo difuso de CO2 e H2S em cerca de 65 pontos de observação no interior da cratera e proceder-se-á à colheita de amostras de gases em cada um destes pontos a 40 cm de profundidade. Também serão colhidas amostras de gases das fumarolas de alta temperatura existentes (> 300 oC) no interior da cratera para análise química e isotópica no nosso laboratório de geoquímica em Tenerife. O estudo de geofísica consistirá na realização de medidas de gravimetria na ilha de Fogo e no estudo petrológico na colheita de amostras de rochas vulcânicas para análise química e isotópica subsequente.

Esta campanha científica em Cabo Verde faz parte das atividades do projeto VOLRISKMAC II (MAC2/3.5b/328) co-financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal MAC 2014-2020.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account