Captura de ecrã 2022 12 08 às 2.07.41 PM

O Núcleo de Apoio ao Ensino à Distância realizou no dia 7 de dezembro, um Fórum de Debate sobre “Competências Digitais no Ensino superior”, para discutir sobre as formas de incluir as tecnologias no Ensino Superior de uma forma que beneficie tanto os estudantes como os educadores.

A oradora Ana Dias ressalvou a importância dos professores fazerem a avaliação contínua desde o início do ano letivo, mesmo em contextos de ensino à distância para analisar o progresso dos universitários nos conteúdos lecionados.

Ana Dias sublinhou que o mundo digital não é totalmente desconhecido pelos professores, na medida em que na pandemia foram usados vários aplicativos para o ensino e ao longo desse tempo vários conhecimentos foram adquiridos.

No seminário foram destacados pontos que podem garantir o sucesso do ensino com as tecnologias como:

- Segurança, apesar dos meios digitais oferecerem um leque de oportunidades de pesquisa, todos os cuidados devem ser tomados para evitar o acesso a informações privadas,

- Criação de Conteúdos, a constante atualização deve respeitar uma programação e uma escolha criteriosa das fontes e dados que serão utilizados. É igualmente importante dar os créditos para evitar o bloqueio do conteúdo pelos direitos de autor.

- Resolução de problemas- os meios digitais dão bastante autonomia aos seus usuários permitindo que estes sujeitos consigam resolver os problemas sem precisar de um técnico de informática.

A oradora evidenciou que uma das vantagens do uso das tecnologias é pelo fato de contribuírem para o progresso direto dos estudantes, facilitar a interação e permitir ao educador avaliar as suas estratégias de ensino.

Concluiu dizendo que espera que os professores presentes no seminário fizessem uso das tecnologias digitais e sejam pioneiros e especialistas no seu uso e impulsionarem a transição digital de Cabo Verde.

Ana Dias é diretora do Centro de e-learning da TecMinho da Universidade do Minho (Portugal), um centro que trabalha com transferência de tecnologia e empreendedorismo. Já coordenou mais de 50 projetos, tendo trabalhado em universidades que desejam desenvolver as tecnologias digitais e o ensino à distância.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account