capa 1 11 

A Universidade de Cabo Verde realizou, no dia 9 de novembro, o lançamento oficial do livro “Terras Negras nos dois lados do Atlântico: quem são os proprietários? Estudo Comparado- Cabo Verde/Brasil” da autora Carolina dos Anjos Oyamade.

O evento que contou com a participação de professores, estudantes e investigadores que se mostraram curiosos conhecer a história e desvendar mais detalhes deste mundo.

A obra traz uma nova descoberta sobre como era feita a ascensão dos Rendeiros (Cabo Verde) e Quilombolas (Brasil) nos tempos antigos para a posição de proprietários, trazendo argumentos raciais, étnicos e políticos.

Nas palavras do apresentador, José Carlos dos Anjos o livro abre um novo debate e uma nova orientação para os futuros trabalhos que abordarão o tema. O professor complementa ainda que a obra "compara o incomparável e faz um esforço enorme para fazer o levantamento de dados das pessoas."

A escritora, Carolina dos Anjos ressalvou o trabalho árduo para o livro, possível depois de várias consultas a arquivos e a realização de mais de 20 entrevistas. A investigadora agradeceu aos presentes e todos os que colaboraram para que o livro fosse publicado.

A Vice-Reitora, Sandra Freire afirmou que a obra “é um contributo para a promoção da cultura e da partilha dos conhecimentos”, e que esta instituição de ensino prosseguirá na sua missão de transmitir o conhecimento por meio de livros e artigos.

O livro pode ser comprado na Mediateca da Uni-CV pelo preço promocional de mil escudos.

 

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account