IMG 9371

A Universidade de Cabo Verde acolheu o lançamento do livro “O Sonho de Laurinha”, uma obra multiformato das autoras Carina Alves e Célia Sousa, para crianças e jovens com deficiencia.

O livro dispõe de texto aumentado para crianças e jovens com baixa visão, braille para crianças e jovens cegas, pictogramas para crianças e jovens com incapacidade intelectual e diversidade funcional ou limitações de outra natureza. Além disso, conta ainda com um Código Quick Response (CQR) que remete para versões: e-book, audiolivro para cegos e vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa para surdos. 

A ideia principal do livro remete ao sonho de uma menina brasileira que queria estudar fora do país e torna-se numa vítima de preconceito e xenofobia por ser preta e, principalmente, por ser mulher.

“O livro é um chamado a toda a população e a sociedade para olhar para as mulheres com respeito, de maneira que tire a mulher de um lugar menor”, apelou Carina Alves, uma das autoras do livro.

Um livro destinado aos "leitores especiais", que pode ser lido por familiares, associações e, principalmente nas escolas, no sentido de promover a educação literária.

“Nós não fizemos um livro para crianças com deficiência, fizemos para todas as crianças para que sejam um instrumento de sensibilização para uma sociedade que nós queremos que seja mais inclusiva”, acrescentou Célia Sousa, também autora da obra.

IMG 9333

A apresentadora do livro, Fátima Fernandes, Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão da Universidade de Cabo Verde, sublinhou ainda que “a maior deficiência é a indiferença e a ignorância, estes são os males sociais que Laurinha grita no livro”.

O valor arrecadado com a venda dos livros será destinado para a Associação Colmeia que trabalha com pessoas com necessidades especiais.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account