Captura de ecrã 2022 12 02 às 4.50.29 PM

A Uni-CV lançou o livro Panorama da Arquitetura Habitacional de Cabo Verde das escritoras Andreia Moassab e Patrícia Anahory, em um evento online realizado no dia 1 de dezembro.

A Pró-Reitora para Extensão Universitária, Fátima Fernandes mostrou a alegria que a Uni-CV tem em lançar um livro que “promete gerar interesse nas pessoas que desejam conhecer o país por meio de sua temática pertinente”.

Fátima Fernandes chamou a atenção das pessoas para o fato do livro associar diferentes dimensões como a artística, arquitetônica, visual e literária.

Andreia Moassab, uma das escritoras do livro, explicou que o livro demorou anos para estar finalizado, mas houve grande esforço por parte da equipa para terminá-lo pois havia a convicção de que o material seria de grande contributo para a pesquisa e de que futuramente inspiraria outros estudos sobre o tema. Reconheceu igualmente a lacuna dos poucos estudos sobre o tema de habitação nos países africanos, e que a obra abrirá uma nova discussão e visão sobre o tema.

"A habitação é um problema no mundo”, sustentou a autora e, adiantando que o livro tem o principla objetivo de ajudar os políticos a criarem políticas que vão de encontro com as necessidades habitacionais das pessoas.

Patrícia Anahory, autora do livro, aproveitou para agradecer o trabalho de todos os envolvidos na criação do livro, salientando que "o trabalho de campo envolve muitas pessoas e que só se torna realidade depois do envolvimento de todos."

Esta obra provém de um trabalho conjunto do centro de Investigação e Pesquisa Aplicada, que tem como objetivo fornecer materiais de pesquisa e lançar debates importantes para a sociedade.

A arquiteta Ângela Minga afirmou que o livro levoa-a  “lpara a dimensão de Cabo Verde”, dizendo que a forma como a arquitetura é contada e referida no livro mostra a identidade do arquipélago com pequenos poemas que tornam a leitura fácil. 

O apresentador, Fábio Velame começou por ressaltar a importância do livro que faz um estudo sobre a história apresentando tanto a narrativa da África ancestral e contemporânea, considerando a obra como um presente para os estudantes e arquitetos dos países que desejam conhecer o país.

O livro Panorama da Arquitetura Habitacional em Cabo Verde tem como objetivo de conhecer como são definidos os espaços de sociabilidade em Cabo Verde, quais os espaços de privacidade e reclusão, como a moradia se relaciona com os espaços de vizinhança e como é a disposição interna das casas, nas suas várias configurações e contextos. Esta publicação apresenta as tipologias habitacionais de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista e Maio.

O livro editado pela Universidade de Cabo Verde, é uma publicação em e-book

 Captura de Ecrã 10

 

Vídeo Completo do lançamento

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account