IMG 0381

A Universidade de Cabo Verde assinou no dia 5 de dezembro, um protocolo com a multinacional Huawei, para doação de equipamentos tecnológicos destinados aos laboratórios da Faculdade de Ciência e Tecnologia da universidade, para melhor formar os estudantes nas áreas da TIC.

O ato foi realizado durante a 2.ª edição da Huawei ICT Competition Cabo Verde 2022/23 com a presença do Pró-Reitor para as áreas da Tecnologia e Inovação de Dados, Arlindo Veiga, que representou a Uni-CV.

O protocolo tem o principal objetivo de garantir que os estudantes tenham mais acesso a internet e também para que a Uni-CV acolha mais iniciativas de projetos como a Huawei ICT Competition.

Nesta segunda edição da Huawei ICT Competition Cabo Verde, dois alunos foram vencedores, Felipe Monteiro, da Uni-CV, na categoria de Networking, e Romário de Brito, da Universidade Técnica do Atlântico, na categoria de Cloud track.

Proferindo o seu discurso, o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva afirmou que esta segunda edição da ICT Competition “é fundamental para criação de oportunidades para a juventude, no desenvolvimento de competências e na capacitação.”

Em sua página de Facebook, o mesmo acrescenta que a qualificação e a criação de competências na área da economia digital “é fundamental para o futuro desses jovens, em termos de desenvolvimento profissional e pessoal”, realçando que no próximo ano será concluído os Parques Tecnológicos da Praia e São Vicente, como forma de criar mais um instrumento importante para o desenvolvimento do empreendedorismo.

A ‘Huawei ICT Competition Cabo Verde”, é uma plataforma aberta e online, que tem como objetivo a formação e capacitação dos participantes através de concurso, em que os mesmos terão a oportunidade de expandir conhecimento e experiência na área da tecnologia. Sob o lema “Conexão, Glória, Futuro” a Huawei, em parceria com o Governo de Cabo Verde e a Cabo Verde Digital, realizam este ano a 2.ª edição deste concurso regional para todos os estudantes das universidades públicas e privadas da área das TICs. 

O concurso oferece aos estudantes a oportunidade de ganhar bolsas de estudo, computadores, telemóveis, Smart Watch. Os concorrentes terão também a oportunidade de, caso sejam vencedores do primeiro concurso das TIC em Cabo Verde, poderem representar Cabo Verde no concurso a nível regional. 

A ‘Huawei ICT Competition’ já é realizado com sucesso em mais de 82 países em todo o mundo, com participações de mais de 150.000 estudantes provenientes de cerca de 2.000 universidades. Esta é a segunda vez a ser realizado em Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account