IMG 0057

Nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, a Universidade de Cabo Verde recebeu o lançamento do livro “Rochas da ilha de Santiago”, obra de dois docentes da Casa, a Doutora Sónia Silva e o Doutor António de Pina.

O início da cerimónia contou com o discurso do Reitor, Doutor José Arlindo Barreto, que parabenizou os autores e enfatizou que a Universidade de Cabo Verde é um local de produção de conhecimento.

“Criamos este espaço também para criações, para apresentação de livros, debates e conferências. A Universidade de Cabo Verde é um espaço de reflexão, de debate, de apresentação, de lançamento, publicadas na universidade ou não. A Uni-CV está totalmente aberta e que isto sirva de encorajamento a outros autores”, sublinhou o Reitor.

Passada a palavra aos autores do livro “Rochas da ilha de Santiago”, a docente Sónia Silva destacou a importância da obra, nomeadamente ao que diz respeito à literacia cientifica, “uma nova abordagem da geociência em Cabo Verde, contribuindo assim para um melhor ordenamento de território e planeamentos de espaços urbanos, atualização das cartas geológicas”.

“Esta obra pode ser utilizada não só por estudantes e académicos, mas também por profissionais, técnicos das áreas da Geociências e afins, proporcionando aos mais curiosos o conhecimento da geologia, as formas de relevo muito peculiares. Uma história geológica com milhões de anos, embora haja uma controvérsia na idade geológica da ilha”, sublinhou a autora.

Por sua vez, o autor prof. Doutor António de Pina fez referência a alguns pontos de todo o processo de produção do livro e chamou a atenção na possibilidade de proporcionar aos turistas um conhecimento mais aprofundado da geologia de Cabo Verde. Aproveitar o que temos, apresentando o conteúdo aos nossos, aos cabo-verdianos, e também usar este conhecimento e distribuí-lo a quem visita o país.

“Traduzindo este livro para o inglês, quem sabe assim conseguiremos levar Cabo Verde mais longe e alcançar novos portos”.

O autor destacou também que o objetivo, a longo prazo, será fazer o mesmo estudo em todas as ilhas do arquipélago de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account