1

A Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV no Mindelo promoveu a conversa aberta sobre ‘Violência no Namoro’, ministrada pela criminóloga  Arimery Antunes, cuja finalidade é partilhar sobre os resultados atualizados sobre a violência no namoro no Ensino Superior Cabo-Verdiano.

O debate seguiu de dinâmicas de mitos e verdades sobre a ‘Violência no Namoro, em que  a Arimery Antunes, partilhou sobre as diversas tipologias de violência neste aspeto, entre os quais foram salientadas a violência psicológica, física, social, sexual, económica, perseguição ou stalking.

No que diz respeito ao contexto cabo-verdiano, a palestrante fez questão de esclarecer que “A violência no namoro é um crime, apesar de não constar no ordenamento jurídico cabo-verdiano de forma explícita”, mas a criminóloga ainda salienta, que existem leis que condenam a violência baseada do género.

Outro ponto destacado durante a sua intervenção foi a "falta de estudos em território nacional" de modo a dar a conhecer este fenómeno social.

“Cabo Verde é um país regido sob as influências de regimes patriarcais. Aliado a este facto, temos uma escassez de estudos sobre este tema no país, principalmente na população universitária. De salientar, também, que a violência no namoro é preditor de violência doméstica”, pontuou.

De acordo com a sua pesquisa, Arimery Antunes concluiu que “60% dos inquiridos já foi vítima, pelo menos uma vez, de um ato de violência no namoro e 40% pratica ou já praticou um ato de violência no namoro”, e que as mulheres apresentam níveis maiores de vitimização.

A criminóloga aproveitou ainda para deixar as suas sugestões de melhoria, sugerindo a inclusão da violência no namoro de forma explícita no nosso código penal, investir na formação contínua de todas as áreas para poderem saber como lidar e auxiliar as vítimas e, fazer mais estudos para estimular medidas mais adequadas para este fenómeno.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account