campos_matematica_2022.jpg

Está de volta o CAMPOS DA MATEMÁTICA GULBENKIAN EM CABO VERDE (CdM-CV), desta vez na cidade da Praia, de 18 a 22 de julho, e no Mindelo, de 25 a 29 de julho

O CdM-CV, na cidade da Praia, terá como público-alvo 36 alunos do 11 º ano das ilhas do Sotavento (Maio, Santiago, Fogo e Brava), que participaram no  CdM-CV 2021, e os seus respetivos professores acompanhantes. Essas atividades serão realizadas no novo Campus da Universidade de Cabo Verde, em Palmarejo Grande. A  cerimónia de abertura está agendada para o dia 18 de julho de 2022, pelas 9h00.

O CdM-CV, na cidade do Mindelo, terá como público-alvo 30 alunos do 10º ano das ilhas do Barlavento (Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal e Boavista) e os seus respetivos professores acompanhantes. Essas atividades serão realizadas nas instalações da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde e estão agendadas as cerimónias de abertura para o dia 25 de julho de 2022, pelas 9h00, e de encerramento para o dia 29 de julho de 2022, pelas 16h00.

O Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde é um projeto criado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, organizado e executado pela Universidade de Cabo Verde, com o apoio do Ministério da Educação.

O CdM-CV tem como objetivos gerais:

  1. reunir estudantes do 10º ano num campo não-residencial, com atividades educativas que estimulem o interesse pela Matemática, através das suas aplicações na resolução de problemas do quotidiano, constituindo-se num primeiro momento de imersão no mundo da matemática e suas aplicações; 
  2. acompanhar progressivamente os estudantes participantes do CdM-CV, ao longo do 11º e 12º anos, promovendo a autoaprendizagem e o desenvolvimento individual das suas capacidades matemáticas. 

Entre os objetivos específicos do Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde estão: desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender matemática; desenvolver o gosto pela experimentação matemática; fomentar o gosto pela participação na aula e em grupos de trabalho; desenvolver o raciocínio lógico, argumentativo e abstrato; desenvolver as capacidades de compreensão, análise, aplicação e síntese; promover a compreensão, a interpretação e a utilização de representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, símbolos, ...); explorar atividades interdisciplinares; conhecer e explorar softwares de estudo e aplicações da matemática; aumentar o nível de conhecimentos em matemática e aplicações.

A primeira edição do CdM-CV teve lugar entre os dias 19 a 30 de julho de 2021, nas instalações da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), no Campus do Palmarejo e contou com 40 alunos do 10º ano e 16 professores do Secundário, de todas as ilhas do Sotavento. 

O Campos da Matemática Gulbenkian proporciona aos jovens um ambiente privilegiado para descobertas e desafios, que estimulam a sua curiosidade e aumentam a sua motivação para a aprendizagem.  No CdM-CV, os estudantes trabalham habilidades e estratégicas, através de resolução de problemas, que facilitam a aproximação entre os conteúdos de Matemática estudados e os conhecimentos vivenciados no seu quotidiano. Desenvolvem ainda competências nas áreas de: concentração, organização e autoconfiança.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account