foto9

A rede de observação de temperatura e biodiversidade costeira “CCTBON” – Coupled Coastal Temperature and Biodiversity Network tem como objetivo recolher dados uniformizados em grandes escalas.

 Ao todo serão monitorizadas mais de 160 praias rochosas espalhadas por todo o Atlântico, de Pólo a Pólo, ao longo das costas Este e Oeste, e incluindo todas as principais ilhas oceânicas. O trabalho é coordenado por uma equipa de investigadores portugueses (CIBIO/BIOPOLIS) que tem uma extensa experiência na implementação de redes de sensores ambientais em zonas costeiras, e desenvolvido com a colaboração de equipas de investigadores locais que estudam a biodiversidade costeira no Atlântico.

Esta rede será a maior e mais detalhada rede de monitorização costeira do mundo, os dados recolhidos irão fornecer uma nova perspetiva sobre a forma como a temperatura molda a biodiversidade. Uma das vantagens do estudo será a realização de estudos inovadores em ecologia e oceanografia costeira, deteção direta dos efeitos das alterações climáticas e a identificação de refúgios climáticos e de hot-spots de biodiversidade com um detalhe e abrangência em paralelo.

Na primeira incursão do projeto CCTBON foram instaladas 44 sensores de temperatura e realizado levantamentos da biodiversidade intertidal em 4 pontos de amostragem da ilha de Santiago, pelo investigador Rui Seabra (líder do projeto) em colaboração com a investigadora Mara Abu-Raya, da Uni-CV. Após esta primeira incursão, a equipa da Uni-CV está encarregue de recolher periodicamente os dados de temperatura registados pelos sensores e realizar futuros levantamentos da biodiversidade.

Através da inclusão de alunos no processo de recolha e tratamento dos dados, espera-se ainda criar novas oportunidades de formação para os universitários. Todos os dados recolhidos serão disponibilizados em acesso livre na plataforma do projeto que está atualmente a ser preparada.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account