portinho_estacao_metoriologica.jpg

A zona pescatória de Portinho recebeu uma Estação Meteorológica experimental, fruto do projeto ELEVAR 2030, que tem por objetivo providenciar informações confiáveis acerca do clima como forma de ajudar os pescadores que diariamente saem para fazer as suas atividades.

A estação assume-se de grande importância pela inexistência de uma estação que forneça informações acerca do clima antes da pesca, o que leva os pescadores a saírem para as suas actividades com base em suas perceções de temperatura e humidade.

Apesar do conhecimento popular ser eficaz, este pode tornar-se num meio perigoso devido às mudanças climáticas que o mundo tem enfrentado.

Por este motivo, o projeto ELEVAR 2030 quer desenvolver as capacidades dos pescadores, dota-los de informações verdadeiras e diminuir os riscos na água.

O projeto congregará o conhecimento local, design local e baixos custos e também deseja agregar mais pesquisadores e estudantes de Engenharia para trabalhar nas comunidades para no futuro construir outras 24 novas estações em Cabo Verde.

O projeto foi financiado pela embaixada dos EUA em Cabo Verde e contou com a participação do professor da Penn State School,Gregory Jenkins, de investigadores da Uni-CV, Sandra Freire e Mateus Andrade, assim como os estudantes do curso de Engenharia Eletrotécnica: Edson Moreno e Fred Centeio. O Projeto ELEVAR2030 visa desenvolver 25 estações meteorológicas para serem instaladas em todas as ilhas de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account