Workshop-de-Educadores-e-de-Desenvolvimento.jpg

Uma equipa da Uni-CV constituída pelos professores Arlindo Vieira, Clementina Furtado, Deisa Semedo, Odair Barros-Varela e Vera Alfama participou no Workshop de Educadores e de Desenvolvimento do Currículo, em Atenas, Grécia, entre 27 de abril a 6 de maio de 2022, no âmbito do Projeto HumAct. 

Trata-se de um projeto que visa promover o desenvolvimento de capacidades no ensino superior nos países parceiros, na área de ação humanitária (AH), através do desenvolvimento de currículos e de habilidades. O projeto integra universidades europeias e africanas, nomeadamente o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) – na qualidade de coordenador geral do projeto, a Universidade Nacional e Kapodistriana de Atenas (Grécia), a Universidade de Cabo Verde, a Universidade de Santiago (Cabo Verde), a Universidade Rovuma, a Universidade Púnguè e a Universidade Pedagógica (todas de Moçambique).

Este é o segundo workshop realizado no quadro deste projeto, sendo que o primeiro teve lugar entre os dias 16 e 30 de junho de 2021 no ISCTE, em Lisboa, Portugal. Nele participaram cinco docentes da Uni-CV.

O objetivo específico do workshop de Atenas consistiu em “trabalhar o segundo lote de módulos novos e adaptados em Ação Humanitária, bem como apoiar a capacitação dos Educadores para a implementação e ensino destes módulos, trabalhando nas adaptações que serão necessárias”.

A equipa teve também oportunidade de realizar visitas de terreno, para troca de experiências com peritos e pessoas diretamente envolvidas e afetadas por crises humanitárias uma escola local intercultural que acolhe crianças filhas de imigrantes, refugiados e famílias gregas vulneráveis e o campo de refugiados de Eleonas, ambos localizados nos arredores da cidade de Atenas.

O encontro serviu ainda para discutir a preparação da Escola de Verão que terá lugar em Moçambique, em outono próximo.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account