33063_4.jpeg A 2ª Edição da Conferência Internacional de Ministros e Reitores Senegâmbia será realizada na Universidade de Cabo Verde, em abril de 2023. O anúncio foi feito durante a 1ª Edição, que se realizou no mês de abril, em Dakar, Senegal.

Na conferência internacional foi debatido o estado da evolução do ensino nos diferentes países, e foram  identificadas possíveis sinergias no domínio da governação universitária, investigação científica, educação digital, integração de jovens licenciados, tendo em vista construir soluções comuns para enfrentar esses desafios. Os representantes da Senegâmbia partilharam as suas experiências sobre a evolução do ensino e ficaram bastante satisfeitos com aquilo que Cabo Verde tem estado a fazer para fazer evoluir, cada vez mais, o ensino.

O objetivo era identificar oportunidades de parceria entre instituições de ensino superior da região e vínculos de cooperação para enfrentar desafios comuns. Ao final de dois dias de intercâmbio entre delegações ministeriais e universitárias, foi aprovada por unanimidade uma resolução final, intitulada Apelo Ziguinchor:

  • Sustentar um fórum anual da AUF de Ministros do Ensino Superior e Reitores do sul da Senegâmbia;
  • Assinar um acordo multilateral entre os países e universidades interessados;
  • Publicar uma brochura integrando as ofertas de serviços das universidades do sul da Senegâmbia;
  • Organizar a segunda edição do fórum anual da AUF de Ministros do Ensino Superior e Reitores da Senegâmbia do Sul em Cabo Verde, na Universidade de Cabo Verde;
  • Propor a cada ano, para o Fórum, um tema principal com recomendações específicas de cooperação.

“Ganhos do encontro foram muito importantes, para além da realização da Conferência de Ministros e Reitores Senegâmbia, aqui na Universidade de Cabo Verde já para o ano de 2023. A Agência Universitária de Francofonia, da qual a Uni-CV é membro ativo, mostrou-se interessado em instalar um centro de empregabilidade e um canal numérico que colocam em ligação os países francófonos”, avança o Reitor, apontando a data da inauguração prevista para abril de 2023, durante a 2ª Edição da Conferência de Ministros e Reitores Senegâmbia. 

A convite do Reitor, José Arlindo Barreto, a comitiva da comissão organizadora da 1ª Edição ficou de visitar a Universidade de Cabo Verde entre os meses de junho e julho, com vista a conhecer o espaço que acolherá a 2ª Edição da Conferência Internacional de Ministros e Reitores Senegâmbia.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account