Presidente_de_CEDEAO_na_UNICV.jpg

A Universidade de Cabo Verde recebeu a visita do Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Jean-Claude Kassi Brou, na quinta-feira passada, 28 de abril, na sala 101, do edifício 2, do Campus do Palmarejo Grande.  O objetivo do encontro foi conhecer o Campus Universitário, bem como estabelecer o diálogo e a partilha de experiências com os estudantes e professores do Mestrado em Integração Regional Africana.

O Presidente da Comissão da CEDEAO, acompanhado do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo, foi recebido pelo Reitor José Arlindo Barreto e a equipa dos dirigentes da Universidade de Cabo Verde. 

“A Integração Regional é um assunto importante e de interesse público. Esta visita de trabalho é uma grande oportunidade de partilha de ideias com a classe docente, com o Reitor e alguns estudantes sobre a integração regional”, disse o Presidente da Comissão da CEDEAO.

“Trouxemos informações, mas também queremos sobretudo ouvir a posição da universidade e o conhecimento que se tem em Cabo Verde sobre esta matéria. Quais as contribuições que Cabo Verde pode dar no processo de Integração Regional, as oportunidades e sobretudo os desafios da Integração Regional”, questionou Jean-Claude Kassi Brou, durante a visita ao Campus do Palmarejo Grande.

Para além da Integração Regional, a comitiva da CEDEAO, da Universidade de Cabo Verde, bem como os docentes e estudantes, discutiram a questão das energias renováveis, a mobilidade, a importância do Mestrado em Integração Regional Africana, assim como as oportunidades de empregos na CEDEAO. 

No encontro foi apresentado o Mestrado em Integração Regional Africana e a possibilidade de a formação ser ampliada para o nível de doutoramento. Falou-se dos principais desafios e constrangimentos da primeira edição e dum conjunto de programas e iniciativas de diversas áreas que poderão ser úteis para a Uni-CV e para a sociedade em geral. As energias renováveis, a mobilidade e as oportunidades de empregos na CEDEAO foram também tema de discussão. 

O Reitor disse que a Universidade de Cabo Verde, enquanto a universidade pública, tem a responsabilidade de ser um exemplo na área das energias renováveis. “Por outro lado, temos a Escola de Ciências Agrárias e Ambientais que contamos reativar para que os jovens estudantes cabo-verdianos se formem e trabalhem na área da agricultura, nas mesmas condições que nos países estrangeiros”.

“No que concerne a mobilidade, precisamos de intercâmbio entre os estudantes, docentes, mas também do pessoal administrativo. Falei sobre esta matéria numa conferência que teve lugar no dia 5 de abril em Senegal. Este é um assunto sobre o qual vamos trabalhar e enfatizar. No que toca às energias renováveis, precisamos da CEDEAO para nos ajudar neste percurso de ser o exemplo a nível da instituição do País nesta área”, disse José Arlindo Barreto.

Após a reunião, o Presidente da Comissão da CEDEAO, acompanhado do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional e sua comitiva e, pela parte da Uni-CV, o Reitor e os membros da equipa reitoral, assim como as comissões executivas e dirigentes visitaram o novo Campus da Universidade.

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account