VPMSTP.jpg

A convite do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva, e no quadro do reforço e aprofundamento dos laços históricos entre os povos de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, o Primeiro-Ministro da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Dr. Jorge Lopes Bom Jesus, realizou uma visita oficial à Universidade de Cabo Verde, nesta segunda-feira, dia 28 de março, no Campus do Palmarejo Grande.  

O Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, acompanhado da sua equipa, foi recebido pelo Reitor José Arlindo Barreto, acompanhado do Ministro da Educação, Amadeu Cruz e dos membros da equipa reitoral. Na sala de reuniões do Edifício 2, José Arlindo Barreto apresentou à Uni-CV, as ofertas formativas, a investigação, extensão e a mobilidade internacional. 

O Ministro da Educação salientou que a Universidade de Cabo Verde é a mais robusta e mais importante do País. Agora tem condições de intensificar o seu desenvolvimento em todas as suas áreas de ensino, investigação, extensão universitária e internacionalização. “Hoje de manhã tivemos a oportunidade de celebrar um protocolo de cooperação no domínio da educação do ensino superior, contemplando áreas importantes”, avançou Amadeu Cruz, perspetivando que a Universidade de Cabo Verde venha a ser o principal interlocutor na execução desse protocolo, e que, designadamente, continuará a acolher estudantes são-tomenses, criando oportunidades de cooperação também no domínio da investigação. 

O protocolo de cooperação em matéria de educação, assinado hoje, tem o objetivo de aumentar a disponibilização de vagas a estudantes são-tomenses nas instituições de Ensino Superior em Cabo Verde.

Por fim, o Primeiro-Ministro da República Democrática de São Tomé e Príncipe disse que esta passagem pela universidade mostra que a educação muda o mundo e este investimento na educação é fundamental para que o País continue no seu rumo de desenvolvimento. “Saudamos e facilitamos todo o esforço, tanto do governo como da direção da universidade por todo o trabalho meritório que tem feito. Vamos estreitar a nossa cooperação estratégica com Cabo Verde”. 

De seguida, os dirigentes presentes no ato visitaram o Campus Universitário, passando pelo Centro de Dados, Centro de Convenções, Residência Estudantil e Mediateca. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account