O Instituto Confúcio da Universidade de Cabo Verde assinou na passada sexta-feira, 8 de julho, no Campus do Palmarejo Grande, o protocolo de cooperação com o Ministério da Educação relativo ao projeto “Introdução do Mandarim no Ensino Secundário em Cabo Verde”, para melhorar a compreensão da língua e promover a cultura chinesa.
Segundo o Ministério da Educação, o projeto é constituído por um conjunto de atividades relacionadas com a cultura da China a serem lecionadas durante as aulas, com o objetivo de “Propiciar aos alunos e professores cabo-verdianos possibilidades de ter o domínio da língua e da cultura chinesa".
Para promover uma melhor educação em Cabo Verde já que a mesma constitui um dos pilares estratégicos para o desenvolvimento do país, no ano letivo 2017/2018 o Ministério da Educação introduziu o ensino de línguas estrangeiras a partir do 2º ciclo do ensino básico até o 12º ano de escolaridade, iniciando-se com a introdução do Mandarim como língua estrangeira opcional no ensino secundário, a partir do 9º ano de escolaridade.
No ato da assinatura do protocolo, estiveram presentes: como representante do Ministério o Diretor Geral do Planeamento, o Sr. Miguel Sá Nogueira, e a sua comitiva. Da parte da Uni-CV estiveram presentes: a Vice-Reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, a Sra. Sandra Freire, a Administradora-geral em substituição, a Sra. Nélida Furtado, o Diretor Chinês do Instituto Confúcio (IC) da Uni-CV, o Sr. Zhou Fuqiang, a Diretora Nacional do IC, a Sra. Ermelinda Tavares, assim como docentes e funcionários.